Você está aqui: Página Inicial > Informes > Ciclo de Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade
conteúdo

Institucional

Ciclo de Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade

Evento começa na terça-feira (16), no Campus Integração, com a mesa-redonda "Saúde mental na UNILA: como estamos?”. Atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica.
publicado: 12/09/2025 17h05, última modificação: 15/09/2025 16h25

A Reitoria, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e os cursos de Saúde Coletiva e Medicina promovem, de 16 a 18 de setembro, o Ciclo de Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade. Aberto à discentes, docentes e técnico-administrativos, o evento busca estimular a construção de uma Universidade mais saudável, inclusiva e atenta às necessidades de sua comunidade.

A primeira atividade será a mesa-redonda "Saúde mental na UNILA: como estamos?”, na terça-feira (16), às 18h30, no Auditório Lélia Gonzalez (Campus Integração). Na oportunidade, serão apresentados e discutidos os resultados das seguintes pesquisas recentes sobre saúde mental na comunidade acadêmica:

  • "Avaliação da prevalência de depressão e ansiedade e fatores associados entre professores e estudantes da UNILA 2025” - Ehideé I. G. La Rotta, docente do curso de Saúde Coletiva;
  • "Questionário de Saúde e Estilo de Vida para Servidores: resultados da pesquisa” - Juliana Medeiros, psicóloga do Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS);
  • "Qualidade de vida e fatores associados à suspeição de transtornos mentais comuns em estudantes de medicina da UNILA" - Adriana Chalita Gomes, médica psiquiatra e docente do curso de Medicina.

A mesa-redonda será mediada por José Alfredo, discente do curso de Serviço Social.

Sobre o evento

O Ciclo de Diálogos sobre Saúde Mental na Universidade visa fomentar reflexões, trocas de experiências e estratégias de cuidado e promoção da saúde mental no contexto acadêmico. Confira, abaixo, a programação completa do evento, que conta com atividades no Jardim Universitário e Campus Integração:

16 de setembro

18h30: Mesa-redonda "Saúde mental na UNILA: como estamos?"
Local: Auditório Lélia Gonzalez (Campus Integração)

17 de setembro

14h e às 18h: Oficina "Círculos de Paz – Pertencimento à universidade"
Local: Auditório Lélia Gonzalez (Campus Integração)
Facilitadoras: Ehideé I. G. La Rotta, docente do curso de Saúde Coletiva, e Helen Jane Passeri, psicóloga da Seção de Psicologia, da PRAE (inscrições via formulário eletrônico)

18 de setembro 

14h: Palestra “Setembro Amarelo - falar é a melhor solução e a Rede de Atenção Psicossocial de Foz do Iguaçu"
Local: Unidade Jardim Universitário (Sala C-104)
Palestrante: Antônio Batista Santana Jr, enfermeiro e atual coordenador do Ambulatório de Saúde Mental de Foz do Iguaçu

17h: Oficina "Primeiros cuidados psicológicos" (atividade aberta ao público)
Local: Unidade Jardim Universitário (Sala C-208)
Facilitador: Rodrigo Trevizan, psicólogo da Seção de Psicologia, da PRAE