Você está aqui: Página Inicial > Informes > Campanha pelo fim da violência contra as mulheres
conteúdo

Institucional

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem atividades programadas até 10 de dezembro. Organização do evento em Foz do Iguaçu conta com a participação do CEEGED, da UNILA.
publicado: 02/12/2021 16h49, última modificação: 02/12/2021 17h07

O Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA (CEEGED) participa todos os anos da organização da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, em Foz do Iguaçu. Além disso, promove atividades que fazem parte da programação do evento. A campanha é realizada no período de 20 de novembro a 10 de dezembro, e mobiliza, a cada edição, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), do qual o CEEGED também faz parte, ocupando a cadeira destinada à UNILA.

Confira a agenda de atividades da campanha em 2021

Histórico

A iniciativa integra uma agenda anual, cuja iniciativa é da ONU Mulheres. Internacionalmente, a ação ocorre entre 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Ou seja, a campanha internacional é realizada durante 16 dias.

No Brasil, entretanto, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro, para dar visibilidade ao Dia da Consciência Negra, já que as mulheres negras são as principais vítimas de feminicídio – e das diversas formas de violência – no país.