Você está aqui: Página Inicial > Informes > Campanha de vacinação
conteúdo

Institucional

Campanha de vacinação

DEAS promove campanha de vacinação nesta quinta-feira (18), no Campus Integração. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário adulto, incluindo o imunizante contra o sarampo.
publicado: 17/09/2025 14h04, última modificação: 17/09/2025 14h15

Nesta quinta-feira (18), o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS) realiza uma campanha de vacinação aberta a toda a comunidade acadêmica. Na oportunidade, estarão sendo aplicadas todas as vacinas do calendário adulto, entre elas o imunizante contra o sarampo. A atividade ocorre no Campus Integração (espaço do DEAS, ao lado do auditório), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

Para saber mais sobre o sarampo, confira, abaixo, o texto produzido pela médica do DEAS, Liana Maria Tavares Genovez:

O que é?

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que ocorre em todo o mundo.

Quais são os sintomas?

- Febre;
- Tosse seca;
- Mal-estar;
- Coriza (nariz escorrendo ou trancado);
- Conjuntivite (irritação nos olhos);
- Manchas vermelhas no corpo.

Os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças virais. O sarampo exige atenção e conhecimento para ser identificado e tratado adequadamente.

Como é a transmissão?

A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Pode complicar?

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou até mesmo causar a morte. Uma ou mais complicações ocorrem em aproximadamente 30% dos casos de sarampo, e a diarreia é a complicação mais comum. A maioria das mortes se deve a complicações de pneumonia ou encefalite (inflamação no cérebro). Já a otite média (inflamação do ouvido) ocorre em 5 a 10% dos casos e é mais comum em indivíduos mais jovens. 

Como posso me prevenir?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo.

Como é o esquema de vacinação?

- Crianças a partir de cinco anos até adultos de 29 anos devem receber duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas, caso não tenham sido vacinados no período recomendado;
- Adultos de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de vacinação prévia devem receber uma dose da vacina;
- Profissionais de saúde devem manter a vacinação em dia, com comprovação de duas doses da vacina, independentemente da idade, devido ao risco aumentado de exposição.

Quem não deve tomar a vacina?

- Gestantes;
- Pessoas com imunossupressão grave (como em casos de uso de quimioterapia antineoplásica, infecção pelo HIV com comprometimento imunológico grave, uso de medicamentos em doses imunossupressoras ou transplantados);
- Indivíduos com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a componentes da vacina, como neomicina;
- Crianças menores de seis meses.

Texto: Liana Maria Tavares Genovez, médica do DEAS

 

Referências bibliográficas:
- Hayley Gans, MD, Yvonne A Maldonado, MD (Aug 2025). Measles: Clinical manifestations, diagnosis, treatment, and prevention. UpToDate, Wolters Kluwer.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Sarampo [online]. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sarampo. Acesso em: 10 de setembro de 2025.

registrado em: , , ,