Você está aqui: Página Inicial > Informes > Atendimento à saúde na UNILA
conteúdo

Institucional

Atendimento à saúde na UNILA

Através da parceria da PRAE com o PTI, a sala de Atendimento Básico de Saúde passou por uma reforma para melhorar o atendimento e acolhimento aos estudantes
publicado: 13/01/2020 16h54, última modificação: 13/01/2020 16h54
Exibir carrossel de imagens Sala de Atendimento Básico de Saúde, no PTI

Sala de Atendimento Básico de Saúde, no PTI

Sala de Atendimento Básico de Saúde, no PTI

2020 já começou com algumas novidades. Através da parceria da PRAE com o PTI, a sala de Atendimento Básico em Saúde passou por uma reforma para melhorar o atendimento e acolhimento aos estudantes, adaptando-se à demanda e abrindo possibilidades para desenvolvimento de novas ações por parte do Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS) e do PTI. 

Sala de vacinas
O espaço agora conta com uma sala de vacinas com geladeira especial para acondicionamento de insumos. Com essa aquisição, logo será possível ofertar à comunidade acadêmica as vacinas do calendário básico do adulto, facilitando o acesso a essa estratégia de saúde tão importante que é a imunização. O DEAS também oferta aos estudantes testes rápidos para as Infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, como HIV, sífilis, hepatites B e C. Esses testes são realizados através de uma parceria com o município de Foz do Iguaçu e 9ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. São fornecidos, também, os insumos para prevenção das ISTs, como preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. 

Equipe do DEAS
A PRAE, através do DEAS, conta com uma equipe de profissionais da área da saúde que atuam como referência para o acolhimento das demandas estudantis referentes a este tema. O DEAS está situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Bloco 3, Espaço 2, e atende das 8h às 12h e das 13h às 17h. Esta equipe é composta por enfermeiras, técnicos e auxiliar de enfermagem, além de uma médica, que tem por objetivo atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos. O DEAS pode ser contatado através dos telefones 3529-2115 / 3529-2876 ou, ainda, pelo e-mail .

Embora o DEAS não faça parte do SUS, ele atua em parceria com outros entes governamentais na oferta das ações para os estudantes e tem um papel fundamental no acolhimento e orientação de quem precisa de atendimento, além de, na UNILA, ser a unidade responsável por receber os atestados e fazer a abertura dos processos de afastamento de quem, por ventura, precisa afastar-se das atividades acadêmicas para cuidar da própria saúde. Os informativos sobre o atendimento de saúde em Foz do Iguaçu estão disponíveis para consulta no site da PRAE e estão em português, espanhol, francês e inglês.