Institucional
Ambiente ético, trabalho harmonioso
SERVIDORES
O trabalho ocupa um papel central na vida humana, oferecendo não apenas sustento, mas também um senso profundo de propósito. Para os agentes públicos, esse significado ganha uma dimensão ainda mais ampla, pois seu ofício se volta ao bem comum. O trabalho, nesse contexto, é uma grande oportunidade de impactar positivamente a vida de muitos brasileiros.
No entanto, por vezes, o ambiente de trabalho pode se revelar um espaço de desafios. O psicólogo Marshall Rosenberg, em seu livro “Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, aborda que estruturas de poder autoritárias no ambiente laboral, falta de empatia e reconhecimento, desconexão entre líderes e colaboradores, entre outros aspectos, podem transformar o local de trabalho em um mar difícil de navegar.
Nesse cenário, o agente público frequentemente se depara com situações complexas, nas quais conciliar suas próprias expectativas e as demandas do serviço público pode parecer uma tarefa árdua. E é exatamente aqui que a conduta ética surge como uma ferramenta indispensável para que o ambiente de trabalho seja harmônico. A ética pública, baseada em princípios como dignidade, eficiência e compromisso com o bem comum, é a chave para transformar um cenário hostil em um espaço colaborativo e produtivo.
O comportamento ético regula as ações individuais e também inspira confiança e respeito entre colegas, facilitando a construção de uma esfera onde os desafios são superados em conjunto. Sobre esse aspecto da ética, veja o que fala o Código de Ética do Poder Executivo Federal: “O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação”.
Portanto, a dimensão do trabalho vai além das tarefas cotidianas – ela abrange um compromisso com a ética, que, longe de ser um ideal inalcançável, é o caminho mais concreto para um espaço laboral mais justo e humano. Ao trilhar esse caminho, fortalecemos nosso objetivo enquanto servidores públicos, encontrando no trabalho fonte de sustento e ainda oportunidade de contribuir, diariamente, para o bem-estar da sociedade. E aí, vamos juntos?
Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP)
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.