Você está aqui: Página Inicial > Informes > Abril Indígena
conteúdo

Institucional

Abril Indígena

Confira as próximas atividades que compõem a agenda unificada de eventos em celebração ao Dia dos Povos Indígenas. Programação conta com roda de conversa, Jogos Indígenas da UNILA, oficina, visita à Aldeia Arapy e mostra de curtas.
publicado: 16/04/2025 16h31, última modificação: 16/04/2025 16h31

A agenda unificada para eventos temáticos da UNILA tem como objetivo divulgar de forma conjunta as atividades realizadas pela comunidade universitária e relacionadas a datas que celebram a diversidade na Instituição. Organizada pela SECAFE e pela SECOM, a iniciativa traz como temática, neste mês, o “Abril Indígena”, reunindo eventos promovidos por unidades acadêmicas, administrativas e projetos em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Confira as próximas atividades:

17 de abril 

Roda de conversa sobre História, Cultura e desafios contemporâneos dos Povos Indígenas Amazônicos Colombo-Brasileiros

Horário: 16h

Local: Jardim Universitário (sala a definir)

Descrição: a atividade é promovida pelo coletivo de dança e teatro Dançari.

Programação: roda de conversa, oficina de dança Desana e apresentação cultural.

18 a 20 de abril

3ª Edição dos Jogos Indígenas da UNILA

Local: Campus Integração e Jardim Universitário

Descrição: o evento é organizado pelo Coletivo dos Estudantes Indígenas da UNILA, com apoio da SECAFE, e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da valorização e respeito aos povos indígenas.

Programação:
- 18 e 20 de abril, às 14h, no Ginásio do JU: torneio de futsal feminino e masculino;
- 19 de abril, das 12h às 21h, no Campus Integração: abertura, exposição de artesanato, comidas típicas, danças culturais Tikuna, Guarani e Nasa, e coral Pindo Poty;
- 20 de abril, 17h, no Ginásio do JU: final do futsal feminino e masculino e encerramento.

21 de abril

Oficina "Mujer indígena migrante internacional"

Horário: 15h

Local: Campus Integração (sala A-003)

Descrição: a atividade é promovida pelo PET - Conexões UNILA. Una oficina de encuentros para Mujeres Indígenas Migrantes Internacionales exploraren el significado de ser una mujer indígena migrante en la UNILA, desde una perspectiva filosófica y epistemológica, enfocándose en el reconocimiento de la mujer indígena en contextos académicos, trayendo su cultura y aprendiendo la cultura de otras. A través de un análisis crítico del feminismo comunitario y de las ideologías lingüísticas, se pretende visibilizar las luchas, resistencias y contribuciones de estas mujeres en el espacio universitario. 

24 de abril

Visita à Aldeia Arapy em Foz do Iguaçu-PR

Horário: 8h30

Descrição: a visita será realizada durante a Semana Cultural da Aldeia de Foz do Iguaçu, marcada entre os dias 22 e 24 de abril. A atividade tem vínculo com a disciplina "Terceira Margem Guarani" e com o projeto de extensão "Educomunicação Guarani".

Mostra de curtas com temática indígena

Horário: 18h

Local: Unidade Jardim Universitário (sala C-202-5)

Descrição: estudantes do curso de Cinema e Audiovisual realizaram três curtas com temáticas indígenas, que fazem parte do projeto de extensão “U-Play” e serão exibidos neste dia. São eles: Fortaleza (2024), com direção de Ana Beatriz Vieira Rocha; Tchutchu Tikuna (2025), com direção de Efraim Vasques; e Do Rio a Foz (2025), com direção de Ana Beatriz Vieira Rocha.

26 de abril

Amistoso de futebol entre estudantes indígenas da UNILA e membros da comunidade Guarani Tekoha Ocoy

Horário: a confirmar 

Local: a confirmar

Para conferir a programação completa do Abril Indígena, acesse.