Você está aqui: Página Inicial > Informes > Abril Indígena
conteúdo

Institucional

Abril Indígena

Próximas atividades que compõem a agenda unificada de eventos em celebração ao Dia dos Povos Indígenas ocorrem nos dias 11 e 14 de abril. Confira a programação.
publicado: 09/04/2025 17h34, última modificação: 16/04/2025 16h10

A agenda unificada para eventos temáticos da UNILA tem como objetivo divulgar de forma conjunta as atividades realizadas pela comunidade universitária e relacionadas a datas que celebram a diversidade na Instituição. Organizada pela SECAFE e pela SECOM, a iniciativa traz como temática, neste mês, o “Abril Indígena”, reunindo eventos promovidos por unidades acadêmicas, administrativas e projetos em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Confira as próximas atividades:

11 de abril

Visita à Aldeia Indígena Ocoy

Horário: 14h

Descrição: a atividade faz parte do projeto de extensão "Juventudes e Direitos - A voz da Juventude", que oferece oficinas sobre o Estatuto da Juventude e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No mês de abril, o projeto irá debater com os jovens agentes da cidadania, do Centro da Juventude Jardim Naipi, sobre direito ao território dos povos indígenas. Para isso, em conjunto com o projeto de extensão "As plantas que curam: saberes e práticas Guarani sobre as plantas sagradas que curam as pessoas e equilibram o mundo", os jovens do Centro da Juventude serão levados para uma visita à Aldeia Ocoy. Será uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências.

Programação: a roda de conversa será às 15h, entre jovens, extensionistas e a comunidade do Ocoy.

14 de abril

Palestra "Un pacto por la divergencia para garantizar la coexistencia entre mundos: el caso de los Ayllus en Bolivia"

Horário: 19h

Local: Auditório do Campus Integração

Descrição: a partir de uma parceria com o IMEA, a atividade inaugura o Ciclo de Debates do PPGRI-UNILA e visa ser um espaço para estimular as discussões entre os discentes de graduação e pós-graduação indígenas e não indígenas.

Programação: a palestra contará com a presença do professor Gerson Ledezma e a mediação da professora Ana Carolina Teixeira Delgado.

17 de abril 

Roda de conversa sobre História, Cultura e desafios contemporâneos dos Povos Indígenas Amazônicos Colombo-Brasileiros

Horário: 16h

Local: Jardim Universitário (sala a definir)

Descrição: a atividade é promovida pelo coletivo de dança e teatro Dançari.

Programação: roda de conversa, oficina de dança Desana e apresentação cultural.

18 a 20 de abril

3ª Edição dos Jogos Indígenas da UNILA

Local: Campus Integração e Jardim Universitário

Descrição: o evento é organizado pelo Coletivo dos Estudantes Indígenas da UNILA, com apoio da SECAFE, e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da valorização e respeito aos povos indígenas.

Programação:
- 18 e 20 de abril, às 14h, no Ginásio do JU: torneio de futsal feminino e masculino;
- 19 de abril, das 12h às 21h, no Campus Integração: abertura, exposição de artesanato, comidas típicas, danças culturais Tikuna, Guarani e Nasa, e coral Pindo Poty;
- 20 de abril, 17h, no Ginásio do JU: final do futsal feminino e masculino e encerramento.

Para conferir a programação completa do Abril Indígena, acesse.