Você está aqui: Página Inicial > Informes > A vida necessita de pausas (e o trabalho também)
conteúdo

Institucional

A vida necessita de pausas (e o trabalho também)

SERVIDORES

Conteúdo de julho da série “Minuto da Ética” ressalta a importância dos momentos de intervalo no dia a dia.
publicado: 19/07/2023 16h49, última modificação: 19/07/2023 17h18

Se você aprecia música, sabe que nem só da combinação de ritmo, harmonia e melodia ela é feita. Ainda que não sejamos estudiosos dessa arte, temos noção de que, em uma obra musical, tão importante quanto o som é o silêncio. Quer dizer, na música, a pausa é uma parte essencial.

Falando nisso, aproveitando que estamos em mês de férias escolares, no qual muitas pessoas tiram recesso, pode ser bastante pertinente refletir sobre fazer uma pausa, mesmo que não seja a sua vez de desfrutar das tão merecidas férias.

Assim como na música, momentos de intervalo também são importantes no nosso dia a dia, incluindo a hora do trabalho. Saber reconhecer nossos limites e aprender a ouvir os sinais que nosso corpo e mente emitem são atitudes vitais para continuar a dança da vida, sem sair do compasso.

A dedicação ininterrupta pode gerar uma série de desgastes físicos e mentais, situações perfeitamente evitáveis com o simples hábito de parar um pouquinho, de vez em quando. Alongar e dar um descanso para a cabeça e para o corpo pode evitar estresses, tirar bloqueios de criatividade e recuperar a atenção.

Sendo assim, mais que benefícios pessoais, as pausas também podem contribuir para um ambiente laboral harmonioso, no qual as questões éticas são respeitadas. Sobre isso, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/94) diz: “O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação”.

Além de arejar a mente e contribuir com o bem-estar, as pausas podem potencializar a entrega dos agentes públicos, aumentando sua produtividade e rendimento. Num ambiente harmônico, em que todos colaboram para o bem comum, a qualidade de vida das pessoas só faz aprimorar as entregas profissionais. E, assim, a banda segue tocando e o país, crescendo!

Para definir as pausas, tal como na música, as equipes de trabalho precisam alinhar necessidades e expectativas, como uma orquestra disposta a apresentar o seu melhor concerto. Assim, chefia e colaboradores podem ajustar, em conjunto, o melhor arranjo para todos.

Percebeu a necessidade de fazer uma pausa? Aproveite esse tempinho e venha conhecer a Comissão de Ética da UNILA. A partir de uma conversa, podemos pensar formas de incluir pausas para falar de ética no ambiente laboral e fortalecer o tema no seu setor. Estamos à disposição!

Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP) 
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.