Você está aqui: Página Inicial > Informes > “A tempestade chegou, o que fazer?”
conteúdo

Institucional

“A tempestade chegou, o que fazer?”

Organizado pelo projeto de extensão Doc Ambiente, evento será realizado na próxima sexta-feira (16), na Fundação Cultural. Objetivo é orientar a comunidade sobre como reagir a eventos climáticos adversos.
publicado: 12/09/2022 15h30, última modificação: 12/09/2022 15h30

Com o título "A tempestade chegou, o que fazer?", o evento tem o objetivo de divulgar informações à comunidade sobre como reagir a eventos climáticos adversos. A geógrafa e pesquisadora em geomorfologia, biogeografia, paisagem e desastres naturais e socioambientais Karin Hornes (UEPG) e o membro da Coordenadoria da Defesa Civil de Foz do Iguaçu Evaldo Guimarães serão os palestrantes. O evento será no dia 16 de setembro, às 19h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62, Centro). A entrada é gratuita, sendo necessário reservar vaga através do aplicativo "Você na RPC".

Entre os temas tratados pelos palestrantes estão a caracterização do segundo maior corredor de tornados do planeta (que engloba toda a Região Sul do Brasil); os tipos de eventos climáticos adversos observados na região, como tempestades, vendavais, tornados, chuvas de granizo, chuvas intensas e suas consequências, como destelhamentos, enchentes, queda de árvores e de postes; e informações objetivas de como se proteger em caso de eventos climáticos severos, seja em casa ou nas ruas, na zona rural, no transporte etc. Também haverá espaço para perguntas do público presente.

A partir das informações divulgadas pelos palestrantes, será confeccionada uma cartilha ilustrada com dicas de como se proteger em caso de tempestades severas. O material está previsto para ser entregue gratuitamente, em novembro deste ano, em escolas de Foz do Iguaçu.

Durante o evento, serão exibidas imagens do arquivo da RPC que retratam tempestades severas dos últimos dez anos no Oeste do Paraná; e um vídeo em time lapse, também com imagens de tempestades na região, produzido pelo Relações Públicas da UNILA Ramon Lourenço. 

O evento é organizado pelo projeto de extensão Doc Ambiente, da UNILA, e busca colaborar com a transformação de Foz do Iguaçu em uma cidade resiliente, nos moldes indicados a partir de 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O apoio é da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e promoção da RPC. 

registrado em: , ,