Você está aqui: Página Inicial > Informes Coronavírus > Informes DPVS > Espalhe o amor!
conteúdo

Institucional

Espalhe o amor!

Em tempos de muita solidão e saudade, o amor é uma temática importante a ser debatida, ainda mais quando se aproxima o Dia dos Namorados
publicado: 09/06/2020 15h25, última modificação: 09/06/2020 15h28

Em homenagem ao Dia dos Namorados, o tema de hoje é amor. Em tempos de muita solidão e saudade, essa é uma temática muito importante.

Por que não aproveitar este momento para se permitir sentir o amor e se conectar mais com as pessoas que estão a sua volta? O Dia dos Namorados sempre foi um dia ambíguo. Aqueles que estão em um relacionamento saudável costumam dedicar a data para comemorar com a pessoa amada. Mas, para quem está só ou não está feliz no relacionamento amoroso, pode ser uma data que traz tristeza e solidão. E já que as pessoas estão passando por tanta saudade e solidão devido à pandemia, por que não fazer diferente este ano?

Por que não aproveitar a data para celebrar o amor em todas as suas formas? Todos estão precisando de mais amor neste momento em que tantas situações incitam ódio, revolta e tristeza. Quem está em um relacionamento pode, sim, aproveitar e comemorar isso. Vivenciar e comemorar o amor é sempre saudável. Mas por que não ampliar esse sentimento para além do amor romântico e aproveitar a oportunidade para aumentar a conexão, não só entre casais, mas de uma forma mais geral, com a sociedade? Permita-se conectar com o amor e com as sensações positivas provocadas por essa emoção. Tem momentos em que é quase impossível se abrir para isso. Mas tente mudar um pouco o foco das atenções para as coisas positivas da vida.

E como fazer isso? Como ampliar o amor?

A gratidão, o perdão, o altruísmo, a empatia, podem ser fundamentais. Ao exercitar esses sentimentos e comportamentos, é possível sair das próprias necessidades e voltar o olhar para as outras pessoas. Às vezes, ao pensar em amor, foca-se em satisfazer as próprias necessidades, as próprias carências. Mas e se o foco for em se doar, em atender à demanda de outras pessoas e fazer isso com real intenção de gerar bem-estar para os outros? Isso até pode retornar para si, pela resposta do outro. Mas, independentemente do retorno, é comum sentir bem-estar ao beneficiar os outros. A psicologia positiva tem pesquisas que comprovam que o nível de felicidade e satisfação ao fazer algo em prol de outrem pode ser mais alto que o nível de felicidade e satisfação ao beneficiar apenas a si próprio. Não que se deva esquecer-se de si, pois o autocuidado e o amor-próprio também são fundamentais para a autopreservação e o autodesenvolvimento.

O amor é o sentimento que aproxima as pessoas, que faz querer cuidar, proteger e ficar junto. Os seres humanos são seres sociais por natureza. E quanto mais amor se sente, mais os vínculos aumentam e são aprofundados, o que é fundamental para a sobrevivência e bem-estar. O atendimento às necessidades de amor e pertencimento é considerado pré-requisito para a autoestima e autorrealização. Dessa forma, espalhar o amor ajuda outras pessoas a se sentirem mais aceitas e pertencentes à sociedade.

Por que não aproveitar este Dia dos Namorados para comunicar a todas aquelas pessoas amadas o que se sente e o quanto elas são valorizadas? Por que não reservar um tempinho para fazer um elogio às atitudes positivas das outras pessoas e prestar apoio? Espalhar o amor trata-se, também, de aceitar, respeitar e valorizar outras pessoas.

Que tal fazer uma lista de pessoas pelas quais você se sente grato e, posteriormente, comunicá-las sobre isso para que elas saibam? Ao fazer isso, é possível se lembrar de pessoas que foram importantes em algum momento ou em situação específica.

Outra dica é pensar em liberar a mágoa ou os sentimentos negativos em relação a alguém que, em algum momento, possa ter causado algum dano. Assim, exercemos o poder de perdoar. O perdão envolve abrir mão, desapegar-se dos sentimentos negativos. Mesmo que o nível de confiança mude. Todas as pessoas erram e causam dano a outras pessoas, mesmo sem intenção. Isso faz parte da humanidade de cada um. Nem sempre é fácil perdoar, pode demorar um tempo. Mas só o fato de pensar nisso e de ter essa intenção já é um grande começo.

E que atitude você pode fazer hoje, dentro de suas capacidades, para desenvolver o altruísmo? Na verdade, este é um bom momento para isso. Para ajudar outras pessoas, seja com doação de alimentos e contribuições financeiras, seja com afeto e demonstrações de apoio e incentivo. O mundo está precisando mais disso neste período em que há tanto sofrimento e tantas dificuldades. Que atitudes você pode ter hoje para ser mais solidário com a sua comunidade, com o seu país e até mesmo com o planeta?

Neste Dia dos Namorados, faça a sua parte e ajude a espalhar o amor!

Texto escrito pela psicóloga do DPVS, Juliana Medeiros

registrado em: