Você está aqui: Página Inicial > Informes Coronavírus > Informes DPVS > É necessário cuidar da saúde mental
conteúdo

Vida Universitária

É necessário cuidar da saúde mental

Percentual de pessoas com problemas de depressão e ansiedade no Brasil é um dos maiores da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde
publicado: 26/03/2020 16h35, última modificação: 12/05/2020 14h37

Este período de pandemia tem gerado pânico na população, causando aumento do nível de estresse e ansiedade, fatores que podem abalar a saúde mental. Além disso, na situação de isolamento social, algumas situações de adoecimento psicológico podem ser agravadas. O percentual de pessoas com problemas de depressão e ansiedade no Brasil é um dos maiores da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, é muito importante investir em atividades que ajudem na promoção de bem-estar pessoal neste período. Estabelecer uma rotina com as atividades diárias para fazer em casa é algo que pode ajudar a manter a mente organizada. Evitar o consumo de informações sobre o coronavírus de maneira exagerada também é importante para a saúde mental. É recomendável, ainda, manter contato com os amigos e familiares, mesmo que virtualmente, principalmente para quem mora sozinho, evitando o isolamento social completo.

Texto escrito pela psicóloga do DPVS, Juliana Medeiros

registrado em: