Você está aqui: Página Inicial > Informes Coronavírus > Informes DPVS > Alimentação durante a quarentena
conteúdo

Institucional

Alimentação durante a quarentena

Uma alimentação com a presença de diferentes nutrientes, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, é o necessário para uma boa saúde
publicado: 07/04/2020 15h07, última modificação: 12/05/2020 14h38

Com a mudança na rotina devido a quarentena para enfrentamento à Covid-19, muito se fala em alimentação, sobre alimentos aumentam a imunidade, suplementos etc. É possível reforçar o sistema imune através da alimentação para a prevenção da Covid-19? É necessário suplemento alimentar? Como fazer?

Não existe nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir ou ajudar no tratamento da Covid-19. Também existem poucas evidências científicas de que algum alimento específico aumenta a imunidade. Sabe-se que hábitos saudáveis, como o consumo de alimentos in natura, a ingestão de quantidade de água adequada e exercício físico, auxiliam para o fortalecimento do sistema imunológico.

De acordo com as orientações presentes no Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação com a presença de diferentes nutrientes - tais como carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas, minerais e água - baseada em alimentos in natura e minimamente processados é o necessário para uma boa saúde. 

Com a recomendação de evitar idas frequentes ao supermercado, a compra responsável torna-se fundamental. A falta de organização pode comprometer o estoque do próprio estabelecimento. Comprar grandes quantidades de alimentos, por exemplo, causa a escassez para outros que também irão precisar. As pessoas devem considerar, ainda, a validade do produto, que caso esteja com data de vencimento próxima pode levar ao desperdício de alimentos.

Veja algumas sugestões para a hora das compras

- Fazer uma lista: 

  • verificar os alimentos que ainda estão disponíveis em casa;
  • verificar a capacidade de armazenamento dos refrigeradores, freezers e armários;
  • incluir alimentos in natura como cereais, legumes, carnes, ovos, verduras, frutas, oleaginosas e leguminosas. 

- Pensar na durabilidade dos produtos. Por exemplo, ao comprar frutas e verduras optar pelas que ficam um tempo maior na refrigeração, ou que seja possível o congelamento:

Exemplos: melão, mamão, maçã, limão, laranja, pêra, manga, cenoura, abóbora cabotiá, batata doce, mandioca, batata inglesa e cebola. Procure comprar algumas frutas não muito maduras, para amadurecem depois.

Outras opções: atum enlatado em óleo, arroz e macarrão integrais, castanhas e sementes, aveia, centeio, farinha de milho, feijões, lentilha e grão de bico. Além de fontes de vitaminas e minerais, esses alimentos são ricos em fibras e dão sensação de saciedade, colaborando com a diminuição do consumo de guloseimas, normalmente mais ricos em açúcar e gorduras, que podem causar aumento do peso neste período de quarentena.

- Evitar alimentos industrializados, com altas taxas de açúcar e gorduras. Neste momento, é importante evitar alimentos processados e ultraprocessados.

- Verificar a possibilidade de congelar os alimentos, pois podem ser consumidos por até três meses, sem perder nutrientes. Como fazer: higienizar e picar os alimentos in natura, acondicionar em saco plástico, retirando o ar entre os alimentos e congelar. Aproveite a quarentena para cozinhar, pode ser uma ótima atividade para aproveitar o tempo e ajuda a diminuir o estresse.

Para mais informações, consulte o Guia de Orientação para Alimentação e Exercício Físico diante da Pandemia pela Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Texto escrito pela nutricionista do DPVS, Diane Cassia Sebben

registrado em: