Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada
- https://portal.unila.edu.br/eventos/seminarios-do-programa-de-pos-graduacao-em-fisica-aplicada-2
- Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada
- 2021-10-06T16:20:00-03:00
- 2021-10-06T18:00:00-03:00
- Nesta quarta-feira (6), a partir das 16h20, haverá mais três seminários promovidos pelo PPGFISA
- O que
- mestrado física
- Quando
-
06/10/2021 de 16h20 até 18h00(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Nesta quarta-feira (6), a partir das 16h20, haverá mais três seminários promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA. As palestras serão ministradas por discentes do Programa, e a transmissão ao vivo será via Google Meet. Confira abaixo detalhes sobre as apresentações.
Seminário 1: "A radiação do corpo negro", com Juliana de Souza Pereira
Sobre o tema:
Em 14 de dezembro de 1900, o físico alemão Max Karl Ernst Ludwig Planck publicou um trabalho que provocou, anos mais tarde, uma verdadeira mudança nas concepções físicas da época, sendo considerado o início da Física Quântica. Os estudos de Planck possibilitaram uma melhor compreensão e explicação de um fenômeno físico que havia promovido uma verdadeira catástrofe nas teorias vigentes, a Catástrofe do Ultravioleta, atrelada aos espectros de radiação de corpos negros. As previsões teóricas clássicas para a explicação da radiação térmica de objetos idealizados, os corpos negros, falhavam ao violar o princípio da conservação da energia, tendendo ao infinito para baixos comprimentos de onda, contrariamente aos resultados experimentais. Desse modo, Planck corroborou ao introduzir o conceito de quantização de energia associado à emissão e absorção de radiação. Para Planck, a energia da radiação não assumia qualquer valor, apenas valores discretos de energia, o que concordava com os resultados experimentais. Neste seminário, serão abordados o conceito de corpo negro, a catástrofe do ultravioleta, bem como a solução dada por Planck a esta problemática.
Seminário 2: "Efeito Compton", com Kelvis Andrei Kulhkamp
Sobre o tema:
O Efeito Compton foi descoberto por Arthur Holly Compton, em 1923, e refere-se ao processo de espalhamento de raios-x pela matéria. Essa descoberta rendeu ao físico, em 1927, o Nobel de Física. O Efeito Compton foi de grande importância para a teoria quântica da época e para o estudo do caráter onda-partícula da radiação eletromagnética. Este seminário abordará o processo de descoberta do espalhamento de Compton, bem como a utilidade do Efeito Compton inverso na astrofísica.
Seminário 3: "Modelos Atômicos – Átomo de Bohr", com Larissa Cristina
Sobre o tema:
John Dalton estabelecia, em 1803, uma teoria atômica por meio da qual alegava que a matéria era composta por átomos, partículas extremamente pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Posteriormente, Joseph J. Thomson propôs, em 1904, um modelo atômico em que demonstrava uma esfera carregada positivamente na presença de elétrons, destruindo a ideia de que o átomo era indivisível. Outro cientista que contribuiu para esse estudo, em 1911, foi Ernest Rutherford, cuja teoria atômica mostrava a existência de um núcleo constituído por prótons e nêutrons, sendo que os elétrons orbitavam ao redor desse núcleo e que, nessa região, existia um grande vazio. Por fim, o último modelo a ser citado é o modelo atômico de Niels Bohr, de 1913, que será visto com mais detalhes durante o seminário. De acordo com essa teoria, os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo e movendo-se de maneira circular, porém as energias são definidas. Esse modelo serviu como base para o modelo atual apresentado pela Física Quântica de Schrödinger.