Seminários do Mestrado em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA
- https://portal.unila.edu.br/eventos/seminarios-do-mestrado-em-fisica-aplicada-ppgfisa-da-unila-7
- Seminários do Mestrado em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA
- 2026-05-27T16:00:00-03:00
- 2026-05-27T18:00:00-03:00
- O Programa de Pós-graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da UNILA promove seminário e convida a professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.
- O que
- seminário
- ilacvn
- Quando
-
27/05/2026 de 16h00 até 18h00(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- Bloco 4, Espaço 3, Sala 1 da Itaipu Parquetec
- Participantes
- Professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
Palestrante: Prof. Carlos Henrique Farias dos Santos (PPGEEC/Cece/Unioeste)
Título: "Soluções Tecnológicas Avançadas Aplicadas aos Setores de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica"
Resumo: Esta apresentação tem como objetivo compartilhar os principais resultados obtidos ao longo de sete anos de pesquisa do Grupo de Pesquisas em Sistemas Dinâmicos e Energéticos Avançados da Unioeste. O foco está no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas aos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Serão apresentados três eixos principais. O primeiro aborda o desenvolvimento de um dispositivo autônomo para controle da vegetação próxima às linhas de distribuição, problema responsável por uma parcela significativa das interrupções no fornecimento de energia. O segundo trata da inspeção e vigilância de áreas estratégicas no setor elétrico, especialmente em regiões isoladas ou de fronteira. Propõe-se um sistema integrado TERRA–AR, composto por um veículo terrestre multifuncional que atua como base para drones, permitindo monitoramento eficiente, seguro e de baixo custo operacional. Por fim, apresenta-se o Compensador Eletromagnético de Inércia Virtual (CEIV), uma solução inovadora para mitigar a redução da inércia em sistemas elétricos modernos. Baseado em interação eletromagnética controlada, o CEIV permite emular e ajustar dinamicamente a inércia do sistema sem o uso de massas rotativas, contribuindo diretamente para a estabilidade, robustez e segurança operacional das redes elétricas modernas.