Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Seminários: “Panorama – Músicas da Venezuela”
conteúdo

Seminários: “Panorama – Músicas da Venezuela”

publicado 26/03/2021 23h22, última modificação 19/04/2021 10h03
Próxima atividade será na quinta-feira (22), com o tema "O merengue venezuelano"
O que
música
Quando
22/04/2021
de 20h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O projeto de extensão Ciclo Sonoro está organizando os seminários “Panorama – Músicas da Venezuela”, que terão como objetivo abordar diferentes manifestações musicais do país. As atividades terão início dia 8 de abril e seguem até o dia 6 de maio, sempre às quintas-feiras – confira a programação abaixo. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de abril, pelo SIG-Eventos. Os seminários serão realizados via Conferência Web  o link será divulgado apenas aos inscritos. Também haverá transmissão pelo YouTube.

Durante os seminários, serão apresentados aspectos teóricos e também questões que envolvem a prática das diferentes manifestações musicais tradicionais venezuelanas. As atividades darão ênfase a alguns gêneros como o Joropo, músicas de raízes afro, cantos de trabalho, entre outros. Os seminários serão ministrados pela compositora venezuelana María Betania Hernández, egressa do mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos; e pelo professor Lucas Casacio, do curso de Música da UNILA.

A organização do evento é do Ciclo Sonoro, projeto de extensão da UNILA que visa contribuir com o cenário musical da região, através da realização de recitais, concertos e shows (ao vivo e on-line), além de oficinas, palestras e debates relacionados ao fazer musical latino-americano. 

Programação:

08/04/2021 – "O Joropo na Venezuela"

15/04/2021 – "Música Afro-Venezuelana"

22/04/2021 – "O Merengue Venezuelano"

06/05/2021 – "Músicas da Venezuela em Debate"
Convidados: Andrés Cartaya, Luisana Pérez e Javier Marín

Sobre os palestrantes:

  • María Betania Hernández

Compositora e multi-instrumentista, nascida em Guárico (Venezuela). É formada em composição pela Unearte (Caracas) e mestra em Estudos Latino-Americanos pela UNILA. Atualmente se dedica à interpretação de música instrumental, além de atuar na área da pesquisa. A música tradicional latino-americana e a arte contemporânea são suas principais referências como intérprete e compositora.

  • Lucas Casacio

Doutor em música e professor de percussão na UNILA. Tem atuado com frequência em importantes festivais de música no Brasil e no exterior. É também integrante do Quatro a Zero, grupo que expandiu as fronteiras do choro ao propor uma formação instrumental inovadora para o gênero, com bateria, guitarra elétrica, piano e baixo elétrico. Como pesquisador, é membro do Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana (NUPEMLA-UNILA) e do grupo de pesquisa "Percussão brasileira: histórico, estudo interpretativo e seu repertório" (Unicamp).

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ciclosonorounila@gmail.com.

registrado em: música