Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Seminário Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

Seminário Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

publicado 25/11/2019 10h31, última modificação 25/11/2019 11h18
As atividades serão de 2 a 7 de dezembro, na UNILA-Jardim Universitário
02/12/2019 19h00 até 07/12/2019 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Auditório - UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
iCal

O Seminário Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade será realizado de 2 a 7 de dezembro, no auditório da UNILA-Jardim Universitário. O evento é destinado a estudantes e professores da área, e demais interessados da comunidade externa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo SIGEventos. Haverá emissão de certificado aos participantes.

O evento tem como foco a divulgação de pesquisas relacionadas às áreas de energia e sustentabilidade, fontes renováveis, desafios e perspectivas na formação interdisciplinar, entre outras. A organização do seminário é do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES).

Confira a programação:

Segunda-feira (02/12)

19h: "Produção de hidrogênio por reforma catalítica da biomassa", com Helton José Alves (UFPR)
20h30: "Exploring the properties of niobium oxide films for electron transport layers in perovskite solar cells", Carlos Frederico de Oliveira Graeff (Unesp)

Terça-feira (03/12)

19h: Aula Magna "Desafios e perspectivas da formação interdisciplinar", com Adelaide Faljoni-Alario (UFABC e coordenadora da área interdisciplinar da Capes)
20h30: Aula Magna "Desafios e perspectivas da formação interdisciplinar", com Adelaide Faljoni-Alario (UFABC e
coordenadora da área interdisciplinar da Capes)

Quarta-feira (04/12)

19h: "Energia solar fotovoltaica: uma solução sustentável e rentável", com Giuliano Arns Rampinelli (UFSC)
20h30: "Mudanças estruturantes e as novas perspectivas locais", com Edinardo Antonio Borba de Aguiar (Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu)

Quinta-feira (05/12)

19h: "Descargas atmosféricas: fenômeno, impacto na qualidade de energia e formas de proteção", com Alexandre Piantini (USP)
20h30: "Perdas em sistemas de distribuição de energia elétrica", com Edison Antonio Cardoso Aranha Neto (IFSC)

Sexta-feira (06/12)

19h: "Energia e sustentabilidade como fontes estratégicas de geração de inovações e de transferências de tecnologia", com Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)
20h30: "Biogás: transformação de resíduos em energia", com Thiago O. P. Sant’ana (CIBiogás)

Sábado (07/12)

9h: "Sistemas ativos de distribuição e recursos distribuídos de energia. O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu: visão e trabalho", com Alexandre R. Aoki (UFPR)
10h30: Mesa-redonda "As perspectivas e desafios para a disseminação e implantação em larga escala do conceito de cidades inteligentes na América Latina", com Alexandre R. Aoki (UFPR), Gustavo R. Possetti (Sanepar), Edison C. A. Neto (IFSC), Thiago O. Sant’ana (CIBiogás), Adriano B. de Almeida (Unioeste), Adélio de S. Conter (UNILA), Marcelo Miguel (Itaipu) e Josiane Zanette Batista (FPTI).

Para mais informações, envie um e-mail para secretaria.ppgies@unila.edu.br.