Roda de conversa com o Secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas
- https://portal.unila.edu.br/eventos/roda-de-conversa-com-o-secretario-nacional-de-direitos-territoriais-indigenas
- Roda de conversa com o Secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas
- 2025-10-20T17:00:00-03:00
- 2025-10-20T23:59:59-03:00
- Roda de conversa com o secretário Marcos Vesolsoquzki Kaingang será em 20 de outubro, às 17h, no Jardim Universitário, voltada aos estudantes indígenas.
- Quando
- 20/10/2025 from 17h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- UNILA - Jardim Universitário
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
A roda de conversa com o secretário nacional de Direitos Territoriais Indígenas, do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Vesolsoquzki Kaingang, será realizada no dia 20 de outubro, às 17h, no Jardim Universitário (sala C203).
Organizada pela Reitoria e pela SECAFE, a atividade tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os estudantes indígenas, público-alvo do encontro, a gestão universitária e o Ministério dos Povos Indígenas, promovendo a troca de experiências sobre os desafios e as perspectivas da educação superior indígena na UNILA.
Sobre o secretário
Marcos Vesolsoquzki é bacharel em direito, possui sólida experiência em assessorias, cursos e palestras, destacando-se na defesa dos direitos dos povos indígenas. Atuou na assessoria do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), desenvolvendo cursos e materiais sobre povos indígenas. Prestou assessoria jurídica voluntária à Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL), acompanhando processos judiciais. De 2021 a 2023, exerceu a função de assessor de projetos na Fundação Luterana de Diaconia, na qual coordenava e acompanhava a execução de projetos nos territórios e comunidades indígenas da região sul do Brasil, bem como também realizava o acompanhamento de projetos executados por organizações indígenas. Em 2023, foi diretor do DEMED. Atualmente, exerce o Cargo Comissionado Executivo Federal de Secretário Nacional de Direitos Territoriais Indígenas.