Roda de conversa “A formação tradutória e o lugar da tradução dentro e fora da UNILA”
- https://portal.unila.edu.br/eventos/roda-de-conversa-201ca-formacao-tradutoria-e-o-lugar-da-traducao-dentro-e-fora-da-unila201d
- Roda de conversa “A formação tradutória e o lugar da tradução dentro e fora da UNILA”
- 2025-10-24T18:00:00-03:00
- 2025-10-24T23:59:59-03:00
- Roda de conversa com a professora Bruna Macedo será no dia 24 de outubro, às 18h, no Jardim Universitário.
- Quando
- 24/10/2025 from 18h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- UNILA - Jardim Universitário
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
As inscrições estão abertas para a roda de conversa “A formação tradutória e o lugar da tradução dentro e fora da UNILA: experiências e perspectivas”, conduzida pela professora Bruna Macedo, no âmbito dos “Conversatórios Interdisciplinares do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes (CILA)”. A atividade propõe um diálogo com a comunidade acadêmica sobre como a tradução tem se consolidado como espaço de reflexão, produção e circulação de conhecimentos, além de contribuir para a visibilização de vozes dentro e fora da Universidade.
Durante o encontro, a professora Bruna abordará sua trajetória como docente, pesquisadora e extensionista na área dos Estudos da Tradução, discutindo experiências de tradução colaborativa desenvolvidas na UNILA, especialmente no âmbito do Laboratório de Tradução e em parceria com projetos como "La escritura y el Afuera", "Paqueletra" e "Saberes e Formação Tradutória". Essas iniciativas resultaram em publicações de autores como Carolina Maria de Jesus, Hugo Blanco Galdós e Lélia Gonzalez, entre outros.
Também serão discutidos outros espaços e campos em que a tradução se destaca, como seu uso no ensino de línguas, as pesquisas relacionadas à prática tradutória e as possibilidades trazidas, mais recentemente, pelo uso de inteligências artificiais na tradução.
A roda de conversa será realizada no dia 24 de outubro, às 18h, na sala G204-2, no Jardim Universitário.
As inscrições podem ser feitas pelo SIGEventos. É necessário primeiro se inscrever nos “Conversatórios” e, em seguida, na miniatividade.