Você está aqui: Página Inicial > Eventos > "O Caminho Sagrado do Peabiru"
conteúdo

"O Caminho Sagrado do Peabiru"

publicado 14/10/2025 09h00, última modificação 15/10/2025 11h58
Seminário “O Caminho Sagrado do Peabiru – do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina” será realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, no Auditório Lélia Gonzalez, e reunirá pesquisadores, povos tradicionais e movimentos sociais.
  • "O Caminho Sagrado do Peabiru"
  • 2025-10-22T14:00:00-03:00
  • 2025-10-24T22:00:00-03:00
  • Seminário “O Caminho Sagrado do Peabiru – do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina” será realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, no Auditório Lélia Gonzalez, e reunirá pesquisadores, povos tradicionais e movimentos sociais.
Quando
22/10/2025 14h00 até 24/10/2025 22h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA - Campus Integração
Adicionar evento ao calendário
iCal

A história latino-americana anterior à invasão europeia guarda referências de civilizações avançadas e redes de integração que possibilitavam o intercâmbio de experiências, além de trocas comerciais, culturais e espirituais. Entre os caminhos que ligavam os povos de Abya Yala de um lado a outro do continente, talvez o mais significativo — e do qual mais há referências consolidadas — seja o Peabiru. E agora ele será tema de um seminário na UNILA. 

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o auditório Lélia Gonzalez (Campus Integração) sediará o seminário “O Caminho Sagrado do Peabiru – do Atlântico ao Pacífico e as Integrações Contemporâneas da América Latina”, que reunirá pesquisadores, especialistas no tema e representantes de povos indígenas, de comunidades quilombolas e de movimentos sociais de matriz camponesa. O evento é aberto ao público, com inscrições disponíveis pelo SIGEventos. A submissão de trabalhos está aberta até 21 de outubro.

O seminário busca conciliar saberes ancestrais e reflexões críticas sobre o desenvolvimento predatório, inspirando novas formas de cooperação regional sustentável que incorporem a memória e a experiência dos povos tradicionais. Entre os resultados esperados estão o aprofundamento do debate sobre integração latino-americana, com a produção de publicações e propostas de políticas públicas que valorizem rotas ancestrais como patrimônios vivos, e a construção de um projeto de pesquisa original sobre a temática, que possa orientar futuras investigações plurais e integradas entre os grupos participantes.

 A programação contará com palestras, oficinas, trilhas e apresentações culturais. Acesse a programação completa (arquivo em pdf).

 O evento será transmitido pelo canal do ILAESP-UNILA no YouTube. 

 


 

O evento é uma realização da UNILA, do PPGICAL, do ILAESP, da APG Arandu e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Apoiam a iniciativa: CIIRI, PROEX, PRPPG, EDUNILA, PPGBN, PPGIELA, NEALA, MST, SETU-PMFI e o Núcleo Antirracista Aqualtune.

São parceiros: Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio e COMTUR.