Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Novembro Negro: agenda unificada de eventos
conteúdo

Novembro Negro: agenda unificada de eventos

publicado 06/11/2025 19h15, última modificação 27/11/2025 14h25
Agenda inclui atividades organizadas pela comunidade acadêmica em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A programação vai de 6 a 29 de novembro.
Quando
06/11/2025 até 29/11/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) e a Secretaria de Comunicação (SECOM) divulgam a agenda de eventos em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro).

A agenda unificada "Novembro Negro" reúne as ações promovidas por unidades acadêmicas, administrativas e projetos da UNILA. Neste ano, o Novembro Negro homenageia Dandara e Zumbi dos Palmares.


Confira a programação:

 XV Semana da Consciência Negra / Novembro Negro - 6 a 29 de novembro

Descrição: Em sua 15ª edição, a Semana da Consciência Negra está sendo organizada pelo NEALA - UNILA, em articulação com outras organizações, entidades e coletivos – SMED/PNEERQ, IFPR, UNILA, Quilombo Apepu, Projeto Histórias de Quilombo. A programação vai de 6 a 29 de novembro, em diversos espaços da cidade e região.

Equipe Organizadora: Angela Maria de Souza, Andrea Silva Paris, Alex Tomáz, Angelica Guerrero Rojas, Emanuelson Matias de Lima, Ester Ferreira, Isabelle Stranburger Correia,  Julia Batista Alves, Jonathan Marcelino, Jurandir de Souza, Kiara Silva, Patrícia Pinheiro, Sergio Henrique de Oliveira Teixeira e Waldemir Rosa. 

Programação da XV Semana da Consciência Negra (faça o download do arquivo em pdf)

 

Participação da EDUNILA na Feira Internacional do Livro de Foz - 12 a 16 de novembro 

Descrição: A EDUNILA participa da Feira Internacional do Livro de Foz (FILFI), que ocorre entre os dias 12 e 16 de novembro de 2025, com estande e apresentação de obras, incluindo "Territórios, cidades e identidades africanas em movimento", organizada por Andréia Moassab e Marina Berthet, e "Na terra dos lírios azuis: literatura e colonialismo no sul da África", de Evander Ruthieri da Silva. A apresentação das duas obras, publicadas pela Editora da UNILA, integra a programação da Feira e do Novembro Negro da UNILA, promovendo o diálogo entre literatura, história e urbanismo africano, com foco nas relações coloniais e nas perspectivas decoloniais em África e na América Latina.

Os livros serão apresentados ao público dentro da programação da feira, com a presença de autores(as) e organizadores(as). Durante todo o evento, os exemplares estarão disponíveis para venda no estande da Editora da UNILA, com preços promocionais. 

Data e horário: serão divulgados posteriormente nas redes sociais da Editora (Instagram)
Local: Praça da Paz

Lançamento do livro "As Crônicas de Cellenius" - 13 de novembro

Atividade: Também no espaço da EDUNILA, na Feira Internacional do Livro, será realizado o lançamento do livro "As Crônicas de Cellenius"  romance de ficção concebido por um autor negro de Toledo, no Paraná, o museólogo Luan Pacheco.
Descrição: O autor estará presente para uma tarde de autógrafos e breve conversa sobre a obra. A mediação será da PROEX, que tem no Museu Histórico de Toledo um grande ponto de parceria.
Data: 13 de novembro
Horário
: 15h
Local: Feira do Livro - estande da EDUNILA

 

Evento “Bem-Viver, Justiça Climática e Autonomia Quilombola” - 14 a 16 de novembro

Descrição: O evento “Bem-Viver, Justiça Climática e Autonomia Quilombola” será realizado na comunidade quilombola Cruz da Tereza, em Coremas, na Paraíba. A programação contará com oficinas de agroecologia e planejamento territorial, feira, sarau, apresentações culturais, atividades musicais e visita de campo.

Este evento está vinculado ao projeto "Repovoando o quilombo", que conta com o apoio da Teia da Sociobiodiversidade, uma iniciativa do Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa. A realização é da Associação Comunitária Quilombola de Santa Tereza, Coremas-PB, em parceria com: Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e UNILA (projeto de Extensão Histórias de Quilombo).
Data: 14 a 16 de novembro
Local: Comunidade quilombola Cruz da Tereza, em Coremas/PB
Saiba mais sobre o evento no
 Instagram: @quilombosantaterezaFaça o download da programação em pdf
Conheça mais sobre o projeto "Histórias de Quilombo: @historiasdequilombo

Mostra de Cinema - 17  a 20 de novembro 

Descrição: O Cineclube LABCAPIS, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, apresenta a Mostra "Ousmane Sembène". Em homenagem ao reconhecido pai do cinema africano, serão projetados quatro longas-metragens do diretor, cada um em um dia, entre 17 e 20 de novembro. A Mostra é parte de um projeto de Extensão e, na organização, estão os discentes Marcílio Mendes de Oliveira Júnior e Antônio Felipe de Azevedo Castro, além da docente Virginia Osorio Flores.
Data: 17 a 20 de novembro
Horário:
19h
Locais: UNILA - Campus Integração (sala de estar) e UNILA - Jd. Universitário (sala C202-05)

Programação:
17/11, 19h:
 A negra de… (1966) 
Local: UNILA - Campus Integração (sala de estar)

18/11, 19h: 
Emitai (1971) 
Local: UNILA - Jd. Universitário (sala C202-05)

19/11, 19h: Xala (1974)
Local: UNILA - Jd. Universitário (sala C202-05)

20/11, 19h: Ceddo (1977)
Local: UNILA - Jd. Universitário (sala C202-05) 

 

Activité de commémoration/Atividade de comemoração - 20 de novembro

Descrição: Atividade conjunta entre haitianos e brasileiros para comemorar as datas importantes do mês de novembro.
Data: 20 de novembro
Horário
: 8h
Local: UNILA - Jardim Universitário

 II ELAM Bafônico - Xocolatl  - 20 de novembro

Atividade: II ELAM Bafônico  Xocolatl, a produção de desfile de moda sustentável
Descrição: II ELAM Bafônico  produção coletiva de pano de amarração com inspiração na ancestralidade negra do Brasil. Neste segundo desfile, será celebrada a diversidade latino-americana com um look duplo de mulheres negras, que apresentarão na passarela as saias das Yabás, como tecnologia feminina ancestral. O tecido e o nó. Procuraremos produzir tecidos pintados a metro, que depois serão os elementos de looks de roupa de amarração. Meta física  2 tecidos planos para peça corpo e 2 tecidos turbantes (aplicação de pedra ou bordado, segundo conversa de costura entre mulheres que se aconselham).

Pintura criativa. Serão feitos dois grupos dos colaboradores ELAM para contribuir na pintura dos dois tecidos grandes planificados em mesas de desenho e os dois de turbantes. As modelos são duas senhoras negras, de 82 e 79 anos, e conduzem propostas de desenho. Será uma tarde para conversar e celebrar a ancestralidade negra. As ideias e formas são mediadas pela direção criativa e resultam na produção coletiva.
Data: 20 de novembro
Horário:
14h
Local: Usina Criativa - Curso de Arquitetura e Urbanismo. Bar 11

Roda de debates "Racismo estrutural, imunossenescência e saúde mental" - 21 de novembro

Atividade: Roda de debates "Racismo estrutural, imunossenescência e saúde mental"

Descrição: O evento é parte das atividades do Laboratório Frantz Fanon de Avaliação Psicológica e em Saúde Mental. A atividade será coordenada pelo professor Marcos de Jesus e apresentada por estudantes dos cursos de Medicina e de Saúde Coletiva.
Data: 21 de novembro

Horário: 13h às 17h

Local: UNILA - Jardim Universitário (C-208)

 

 

 

 

 

Oficina - "A música e o corpo nas lutas pela identidade, ancestralidade e memória afro-diaspórica no Peru" - projeto de extensão MILPA - Músicas y Danzas de Abya Yala - 28 de novembro

Atividade: Oficina
Descrição: No contexto da onda de reivindicações dos "Movimentos Negros" na América Latina nas décadas de 1960 e 1970, emergiu no Peru um movimento artístico e cultural que levou à retomada de consciência de uma identidade negra no país, e à reinvenção, à ressignificação e ao fortalecimento das expressões artísticas afro-peruanas. Nesta oficina, buscamos compreender a força e a importância deste movimento por meio da prática de uma destas expressões artísticas: o landó. Projeto de extensão MILPA - Músicas y Danzas de Abya Yala é o organizador e realizador da oficina.


Programação:
- Apresentação do projeto MILPA - Músicas y Danzas de Abya Yala; e das/dos participantes da oficina;
- Aquecimento vocal e corporal;
- Canto coletivo de um landó (expressão afro-peruana);
- Contexto histórico do movimento negro no Peru (incluindo exibição de vídeo);
- O corpo nas lutas pela identidade, ancestralidade e memória afro-diaspórica;
- Canto e percussão corporal do landó;
- Roda de reflexões e encerramento.

Data: 28 de novembro
Horário: 17h
Local: UNILA  Jardim Universitário - sala 204-2