Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Novembro Negro – Histórias, culturas e consciência étnico-racial
conteúdo

Novembro Negro – Histórias, culturas e consciência étnico-racial

publicado 07/10/2020 10h37, última modificação 07/10/2020 10h37
Evento será de 4 a 11 de novembro, com apresentação de trabalhos, produções artístico-culturais e webseminários
Quando
04/11/2020 09h00 até 11/11/2020 18h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O projeto de extensão “Ubuntu: saberes e práticas interculturais”, da UNILA, organiza uma série de atividades, de 4 a 11 de novembro, em comemoração ao Novembro Negro. Este ano, o evento tem como tema “Histórias, culturas e consciência étnico-racial”, e a programação inclui apresentação de trabalhos, produções artístico-culturais, webseminários, além de conferências, cursos e oficinas. As atividades serão em formato digital e multimídia e serão abertas a toda a comunidade. Os interessados em enviar trabalhos têm até o dia 23 de outubro para se inscrever – clique aqui.

Os trabalhos a serem apresentados no Novembro Negro devem abordar os seguintes temas: história africana, afro-latino-americana e dos povos originários; culturas africanas, da diáspora e dos povos originários; e educação e relações étnico-raciais. As produções artístico-culturais – outra categoria do evento – abrangem fotos, ensaios fotográficos, ilustrações, pinturas, colagens, vídeos, performances, animações, esculturas, contos, música e poesia. E na modalidade webseminário, os temas, mediação e convidados deverão ser definidos pelos inscritos. Os trabalhos serão divulgados no site oficial do projeto e estarão disponíveis entre os dias 4 e 20 de novembro.

Novembro Negro

Desde 20 de novembro de 1995, quando cerca de 30 mil pessoas reuniram-se em Brasília, na Marcha Zumbi dos Palmares, para celebrar os 300 anos da morte do líder do Quilombo dos Palmares, o mês de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira e à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural no Brasil e, de forma geral, nas Américas. Na UNILA, foram realizadas nove edições da Semana da Consciência Negra, espaço para o debate das questões étnico-raciais.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Ubuntu ou acompanhe a página do projeto no Facebook.