Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Música e identidades LGBTI+ no contexto acadêmico

Música e identidades LGBTI+ no contexto acadêmico

publicado 26/06/2019 10h45, última modificação 26/06/2019 11h39
Diversas atividades serão realizadas nesta sexta-feira (28), no Jardim Universitário, para celebrar o Dia do Orgulho LGBTI
28/06/2019
de 11h30 até 15h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
UNILA - Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
iCal

Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), comemorado em 28 de junho, o Grupo de Pesquisa sobre Música, Gênero e Feminismo da UNILA organiza uma série de atividades que serão realizadas, nesta sexta-feira (28), das 11h30 às 15h, na unidade Jardim Universitário. As atividades visam celebrar a vida e a diversidade, além de refletir sobre a lgbtfobia e divulgar a política institucional voltada para a comunidade LGBTI da UNILA.

O Dia do Orgulho LGBTI é celebrado mundialmente e marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Na ocasião, pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn – até hoje frequentado por gays, lésbicas e trans – reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas com frequência no local.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da 1ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

11h30: Intervenção musical no hall de entrada da unidade Jardim Universitário.

13h - Sala C203

Mesa-redonda: "Política de equidade de gênero da UNILA e combate à lgbtfobia" – Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade (CEEGED)

14h - Sala C203

Debate: "Musicologia Queer? A importância dos estudos sobre música e identidades LGBTI+ na Universidade" – Juliane Larsen, Bruna Prado, Clarissa Souza e Liz Martinez