Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Mesa-Redonda "La vivienda social hoy: el concurso entre camaradas de 1926 como un referente"
conteúdo

Mesa-Redonda "La vivienda social hoy: el concurso entre camaradas de 1926 como un referente"

publicado 09/05/2022 07h45, última modificação 10/05/2022 12h45
Quando
12/05/2022
de 18h00 até 20h30
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O MALOCA convida a todas e todos para a live de pré-lançamento da exposição internacional Arquitetura Habitacional da URSS: Concurso entre Camaradas 1926, que acontece em simultâneo no Brasil, México, Argentina e Venezuela.

Para entender a importância desse tema para os dias de hoje, fique ligado na live, dia 12 de maio, às 18h00, no horário brasileiro, pelo https://www.facebook.com/BrigadaAcademicaInterdisciplinaria

A exposição, organizada pela Brigada Academica Interdisciplinaria, da Universidad Autónoma Metropolitana, unidade Azcapotzalco, no México, em parceria com o MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, da UNILA, Brasil, a exposição será aberta ao público, em Foz do Iguaçu, no final de maio (divulgação em breve) e em diversas outras cidades brasileiras, nas várias regiões do país.

O objetivo da exposição da exposição internacional Arquitetura Habitacional da URSS: Concurso entre Camaradas 1926 é mostrar uma forma particular de implantação da modernidade arquitetônica desenvolvida na URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, nas primeiras décadas do século XX. Em específico, traremos, de modo inédito na América Latina, em detalhes, os oito projetos que participaram do Concurso entre Camaradas, convocado pela OSA - União dos Arquitetos Contemporâneos, em 1926, cujos resultados foram publicados na revista Arquitetura Contemporânea, números 4 e 5, no ano seguinte. Para complementar os projetos, foram incorporados dados biográficos dos e das participantes do concurso, pouco conhecidos e conhecidas no ocidente, apesar de pertencerem a um dos mais importantes grupos de arquitetos e arquitetas soviéticos, que trabalharam incansavelmente para construir melhores condições de vida no período seguinte à revolução de 1917.

Trazer este material inédito ao público só foi possível devido a um esforço coletivo. Organizada pela BAI - Brigada Académica Interdisciplinaria e pelo Colectivo Docente Teorías y Praxis Proyectuales, da Universidade Autônoma Metropolitana de Azcapotzalco, no México, a colaboração de outras instituições e grupos da América Latina permitiu que a exposição fosse realizada simultaneamente em múltiplos espaços acadêmicos do continente, durante os meses de maio e junho de 2022 e no decorrer do ano. Este é o caso da participação da Universidad Bolivariana, na Venezuela; do Taller Libre de Proyecto Social, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires e do coletivo AGITE, da Universidade Nacional de la Plata, ambos na Argentina; e, no Brasil, do MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Ainda, a exposição virtual integrará a coleção do MUD - Museo Digital da UNILA.

A live, portanto, é um convite ao debate de um tema pouco conhecido e debatido no ocidente, estreando a série de exposições que se espalharão pelo Brasil nas próximas semanas. Contamos com a participação de todas e todos.

  • Live: La vivienda social hoy: el concurso entre camaradas de 1926 como un referente
  • Data: 12 de maio de 2022 (quinta-feira)
  • Hora: 18h00 (Brasil)
  • Link: https://www.facebook.com/BrigadaAcademicaInterdisciplinaria

    Agenda de exposições:

    • Palmas (UFT) de 15 a 31 de maio
    • São João del Rei (UFSJ) de 18 de maio a 24 de Junho
    • Cidade de Goiás (UFG) 25 de maio a 10 de junho
    • Foz do Iguaçu (Fundação Cultural de Foz do Iguaçu) de 31 maio a 15 de junho
    • Juiz de Fora (UFJF) dia 31 de maio ao dia 30 de junho
    • Cascavel (MAC/UNILA) de 15 de setembro a 30 de outubro
    • Brasília (FNA) novembro
    • São Paulo (USP) e Rio de Janeiro (UFRJ) a definir