Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Live: "Inserção internacional regional da Tríplice Fronteira: Itaipú y la hidropolítica"

publicado 02/08/2021 11h49, última modificação 02/08/2021 11h49
Evento será nesta quinta-feira (5), às 19h
05/08/2021
de 19h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
iCal

O Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira, da UNILA, promove o debate intitulado "Inserção internacional regional da Tríplice Fronteira: Itaipú y la hidropolítica", que será realizado no dia 5 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da UNILA no YouTube. O evento contará com a participação da professora Christine Folch (Duke University, Estados Unidos), com mediação da docente Isabelle Castro (USP). A organização é do professor Micael Alvino da Silva, da UNILA.

O objetivo do evento é debater um estudo da professora Christine Folch, sobre a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas. Mais especificamente, Folch analisa a região como uma “fronteira energética” no contexto das relações Brasil-Paraguai em torno da Itaipu Binacional.

O estudo de Folch foi publicado no livro "Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas" (Editora Alameda, 2021), organizado pelo professor Micael Alvino da Silva, da UNILA. Em espanhol, o título do capítulo é “Itaipú Binacional y la hidropolítica en el contexto transfronterizo”.

Sobre os participantes:

• Christine Folch

Doutora em Antropologia Cultural pela New York City University, graduada em História pela Harvard University, é professora assistente na Universidade de Duke (Estados Unidos). Atua na área de Política e Ciência Ambiental, com foco em temas de ecologia e economia política do Cone Sul. É autora de Hydropolitics: The Itaipu Dam, Sovereignty, and the Engineering of Modern South America (Princeton University Press, 2019).

• Isabelle C. Somma de Castro

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI-USP). Foi pós-doutoranda do Departamento de Ciência Política e visiting scholar da Universidade de Columbia (Nova York). Atua nas áreas de História e Relações Internacionais, com ênfase em movimentos islâmicos e análise do discurso. É organizadora do livro "Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas" (Alameda, 2021).

• Micael Alvino da Silva

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é professor adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua na área de História das Relações Internacionais, especialmente nos temas relacionados à Tríplice Fronteira e às relações entre os Estados Unidos e a América Latina. É autor do livro "A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira" (EDUNILA, 2021); e organizador de "Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas" (Alameda, 2021).