Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Latinidades – Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

Latinidades – Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços

publicado 23/07/2020 11h26, última modificação 23/07/2020 12h36
Com o tema “Cultura, arte, literatura e educação”, evento será de 22 a 24 de setembro
22/09/2020 09h00 até 24/09/2020 18h15 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
iCal

O Latinidades – Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro. O tema desta edição, que será totalmente virtual, é “Cultura, arte, literatura e educação”. O prazo para envio de relatos de experiência ou resumos expandidos é até 17 de agosto – confira aqui as regras para submissão de trabalhos. Já o prazo de inscrição para ouvintes é até o dia 18 de setembro. Inscreva-se pelo site.

A programação do evento é organizada a partir de três eixos temáticos: literaturas, línguas e linguagens; culturas, artes e sociedades; e educação, pedagogias e ensino. O objetivo do fórum é promover diálogos a partir de correlações conceituais entre as epistemologias do Sul disseminadas pelas seguintes vertentes teóricas: pós-colonialidade/pós-colonialismo, pós-ocidentalismo, subalternidade, descolonialidade/decolonialidade, pensamento fronteiriço e as linguagens/línguas, culturas, artes, literaturas e educação.

O evento está sendo organizado pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), em parceria com outras instituições. Mais informações estão disponíveis na convocatória para comunicadores e no site.

Confira a programação completa:

22 de setembro – terça-feira
9h às 9h15:
Fala de abertura da Comissão Organizadora
9h15 às 10h: Conferência de abertura – “Hacer decolonial: desobedecer a la metodología USA-Eurocéntrica de investigación”, professor Alexander Ortiz Ocaña (Universidad del Magdalena – Colômbia)
10h às 12h: Apresentação de trabalhos (Eixo 1)
13h às 18h: Apresentação de trabalhos (Eixo 1)

23 de setembro – quarta-feira
9h às 10h:
Conferência – “Os desafios da Covid-19 entre os indígenas: discurso e governamentalidade”, professora Vânia Lescano Guerra (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
10h às 12h: Apresentação de trabalhos (Eixo 2)
13h às 18h: Apresentação de trabalhos (Eixo 2)