Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Lançamento dos livros “Integração Regional: as Américas e o Mercosul” e “A Tríplice Fronteira: desenvolvimento, identidades e conflitos territoriais”
conteúdo

Lançamento dos livros “Integração Regional: as Américas e o Mercosul” e “A Tríplice Fronteira: desenvolvimento, identidades e conflitos territoriais”

publicado 09/07/2021 11h36, última modificação 09/07/2021 11h36
Evento será no dia 13 de julho, às 19h
Quando
13/07/2021
de 19h00 até 20h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Na próxima terça-feira (13), às 19h, haverá o lançamento dos livros “Integração Regional: as Américas e o Mercosul” e “A Tríplice Fronteira: desenvolvimento, identidades e conflitos territoriais”, organizados pelos professores Júlio Moreira da Silveira (UNILA) e Lavínia Raquel Martins de Martins (Unioeste). O evento contará com a participação dos autores, e a abertura será com o professor Juan Manuel Sandoval, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. A transmissão da atividade será pela plataforma Zoom e não é necessário se inscrever.

Os livros "Integração Regional: as Américas e o Mercosul" e "A Tríplice Fronteira: desenvolvimento, identidades e conflitos territoriais" representam a conclusão de um processo de dois anos de trabalhos realizados por pesquisadores do Oeste do Paraná, como um retrato das problemáticas locais de repercussão global, incluindo migrações, voos internacionais, maquiladoras, gestões municipais na fronteira, direitos humanos e sexualidade no Mercosul, infraestrutura portuária, feiras gastronômicas, trabalho informal, plurilinguismo nas escolas, turismo e desenvolvimento local, cooperação em matéria de segurança pública e mobilidade das comunidades indígenas Guarani.

Todos os capítulos foram originados de trabalhos apresentados no 17º Congresso Internacional sobre Integração Regional, Fronteiras e Globalização no Continente Americano, realizado em Foz do Iguaçu em outubro de 2019. O trabalho editorial e gráfico teve o apoio do Programa Institucional Agenda Tríplice, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA, e o conselho editorial é formado por integrantes do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão "Fronteiras, Estado e Relações Sociais" (Lafront), da Unioeste. As capas foram criadas pela artista Cleise Vidal.

Os livros, com acesso aberto, estão disponíveis no Repositório Institucional da UNILA, através dos links abaixo: