Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Lançamentos das obras "Pasajeras" e "Peabiru"
conteúdo

Lançamentos das obras "Pasajeras" e "Peabiru"

publicado 24/11/2023 15h50, última modificação 24/11/2023 15h56 expirado
Caderno com textos sobre o longa "Pasajeras" e livro que aborda o caminho do Peabiru serão lançados na UNILA
Quando
27/11/2023
de 18h30 até 21h30
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Sala C202-5 - Jardim Universitário
Adicionar evento ao calendário
iCal

A UNILA recebe, na segunda-feira (27), às 18h30, na Unidade Jardim Universitário, dois importantes lançamentos. O primeiro lançamento é o do Caderno n° 5 do "Maloca", "Pasajeras: dinâmicas do território no fazer cinema", obra que conta com vários textos de realizadoras(es) e pesquisadoras(es) que trabalharam no longa-metragem “Pasajeras”, da diretora e professora da UNILA Fran Rebelatto. lançado em 2021, o filme narra a história de mulheres trabalhadoras que cruzam a fronteira entre o Brasil e o Paraguai cotidianamente. No caderno, as e os realizadores refletem o fazer cinematográfico a partir das diferentes áreas do cinema: direção, direção de fotografia, captação de som, direção de arte e produção musical. 

O segundo lançamento da noite será “Peabiru – do Atlântico ao Pacífico, pelo mítico caminho sagrado”, livro de Carlos Dominguez, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A obra tem como tema os “Caminhos do Peabiru”, um sistema de estradas criadas há milhares anos pelo povos ameríndios, responsáveis por conectar as civilizações do Litoral Norte do Peru, por meio da Cordilheira dos Andes, e o Lago Titicaca (fronteira entre o Peru e a Bolívia). O trabalho de Dominguez, na forma de reportagem em profundidade, é o resultado de cinco anos de pesquisas, entrevistas e imersões naquele ambiente.

A narrativa jornalística, mesclada com investigação científica, aborda “desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil”, com a história das pessoas que “estudam e vivem o Caminho”, conforme consta na contracapa de “Peabiru”. O livro traz também os registros fotográficos, em mais de 50 páginas, de Álvaro Pouey, Charles Guerra, Daniela Xu e Dea Amaral.

O encontro entre o Caderno "Pasajeras" e o livro "Peabiru" evoca várias reflexões sobre os deslocamentos históricos e contemporâneos dos povos do continente latino-americano.

Os autores das duas obras estarão presentes para debates e sessão de autógrafos.