Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana
conteúdo

Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana

publicado 20/08/2020 11h34, última modificação 20/08/2020 11h34
Quarta edição do evento será de 11 a 24 de outubro
O que
música
Quando
11/10/2020 10h00 até 24/10/2020 23h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana (NUPEMLA) da UNILA organiza a quarta edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana. O evento será realizado de 11 a 24 de outubro, com o tema “Música na América Latina e música da América Latina: todas latino-americanas?”. Este ano o evento será realizado de forma on-line. As inscrições devem ser feitas pelo SIG-Eventos, até o dia 7 de outubro. Já o período para envio de trabalhos se encerra no dia 15 de setembro.

O evento será dedicado à reflexão sobre as concepções contemporâneas das práticas musicais latino-americanas, seus repertórios, fazeres teóricos, arquétipos referenciais, materiais composicionais e identidades reais e construídas. O objetivo é buscar compreender as nuances e as gradações resultantes da escolha dos modelos musicais, propor caminhos metodológicos e pedagógicos e trazer à luz as iniciativas contemporâneas que já demonstram os benefícios e riscos da diversidade, bem como estimular os pesquisadores, professores e artistas da América Latina (mas não só dela) a reverem suas próprias perspectivas de atuação.

Chamada de trabalhos

Os interessados deverão apresentar uma proposta escrita, de até 2.500 caracteres, em português, espanhol ou inglês, até o dia 15 de setembro. As propostas serão avaliadas por dois pesquisadores da comissão científica. Em caso de divergência, uma terceira avaliação será conduzida. O prazo para avaliação das propostas e envio de cartas de aceite é até 22 de setembro.

As propostas aprovadas farão parte das comunicações do evento. Nesta edição, as comunicações serão pré-gravadas. Cada autor será responsável pela gravação de sua comunicação em vídeo e pelo envio do material à comissão organizadora, até o dia 7 de outubro. Os vídeos deverão ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos.

As comunicações serão disponibilizadas em plataforma digital, de 11 a 24 de outubro. Durante este período, haverá um fórum de debate ao qual participantes e autores terão acesso. Mais detalhes sobre a produção dos vídeos serão enviados após o aceite das propostas de comunicação.

Programação

11 a 24 de outubro
Debate sobre as comunicações no fórum virtual

14 de outubro – Quarta-feira
19h – Conferência de abertura com Juan Pablo González
21h – Concerto

15 de outubro – Quinta-feira
19h – Mesa 1
Introdução de Violeta Hemsy de Gainza 
Participantes: José Roberto Zan, Juan Pablo González e Rubén Olivera

16 de outubro – Sexta-feira
19h – Mesa 2
Introdução de Lea Freire
Participantes: Eliana Monteiro e Melissa Vargas 

17 de outubro – Sábado
14h – Mesa 3 
Introdução de Letieres Leite
Participantes: Janet Sturman, Drew Edward Davis e Tiago Oliveira Pinto 
19h – Mesa 4
Participantes: Berenice Corti, Evandro Higa e Luiz Henrique Assis Garcia
21h – Concerto de Encerramento

Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelo e-mail jornadasunila@gmail.com.

registrado em: música