Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Insurgências decoloniais: geopolítica do conhecimento para outros mundos possíveis

publicado 06/08/2019 10h00, última modificação 04/09/2019 13h29
Minicurso de extensão oferecido pelo grupo de pesquisa "¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus espaços"
26/08/2019 18h30 até 03/09/2019 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Salas C203 e C205, UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
iCal

O grupo de pesquisa "¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus espaços", da UNILA, oferece, a partir de 26 de agosto, o minicurso de extensão “Insurgências decoloniais: geopolítica do conhecimento para outros mundos possíveis”. O minicurso totaliza 22 horas e haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições devem ser feitas até 19 de agosto. As vagas são limitadas e será enviado um e-mail de confirmação para validar a inscrição.

Serão seis aulas, ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras (26, 28 e 30 de agosto e 2, 4 e 6 de setembro), das 18h30 às 22h, além de uma oficina que será realizada no sábado, 31 de agosto, das 14h às 18h. Todos os encontros serão no Jardim Universitário, na sala C203 – com exceção da atividade do dia 30 de agosto, que será na sala C205.

O minicurso será ofertado pelos docentes Tereza Spyer e Gabriel Cunha, da UNILA, e trata-se de uma introdução ao chamado giro decolonial literatura centrada na América Latina e com foco em uma epistemologia própria e emancipadora do subcontinente. Com base na crítica ao eurocentrismo nas ciências sociais, alguns conceitos centrais da decolonialidade serão debatidos: colonialidades do poder, do ver, territorial e de gênero, geopolítica do conhecimento e desobediência epistêmica.

Os textos relacionados a cada aula estão disponíveis neste link.

Para mais informações sobre o curso, entre em contato pelo e-mail insurgenciasdecoloniais@gmail.com.