Você está aqui: Página Inicial > Eventos > I Seminário Multiplicidades

I Seminário Multiplicidades

publicado 18/11/2022 12h53, última modificação 28/11/2022 09h14
Evento internacional é organizado pelo Grupo de Pesquisa CNPq-UNILA "Diferença e repetição"
28/11/2022 08h30 até 02/12/2022 10h45 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Jardim Unversitário
Site
Visite o site do evento
iCal

Acontece, do dia 28 de novembro a 02 de dezembro, no Jardim Universitário, o I Seminário Multiplicidades, evento internacional é organizado pelo Grupo de Pesquisa CNPq-UNILA "Diferença e repetição"

Inspirado nos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, este Seminário visa propiciar um encontro internacional de natureza interdisciplinar acerca da categoria de multiplicidade e as interfaces temáticas que possibilita.

Patrimônio comum a diversas áreas, esta categoria determina as primeiras reflexões acerca da natureza do número e do tempo durante a Antiguidade. Posteriormente, durante os processos de colonização europeia, mais exatamente nos recortes relativos aos séculos XVI e XIX, institui-se a premente reflexão acerca de outrem, de um estranho que vira subalterno. Com a emergência das ciências humanas no século XIX aprecia-se a transformação da multiplicidade em alteridade, nasce o outro da Antropologia, Psicologia e Sociologia. Disciplinas, estas, que se viram contra o pressuposto etnocêntrico que dita o princípio de sua criação e, dessa forma, assumem a tarefa de reivindicar a alteridade e os modos de existência plural que esta envolve.

Publicadas em conjunto por Deleuze e Guattari, O AntiEdipo (1972) e Mil Platôs (1980) exercem uma enorme influência no âmbito das ciências humanas e representam um marco de referência para uma gama abrangente de indagações no contexto latino-americano recente. Deleuze filósofo e Guattari psicanalista realizam uma aguda análise acerca de questões que vão desde a crítica da psicanálise até a codificação dos fluxos de capital na sociedade contemporânea. Com efeito, a influência que exercem deriva da capacidade para colocar em discussão temas relativos a domínios tão diversos como Psicanálise, Matemática, Crítica literária, Economia Política ou Estética, por citar alguns.

O Seminário Multiplicidades espera colocar em questão parte dos assuntos elencados através da realização de Minicursos e Mesas redondas com inscrições abertas para ouvintes do público em geral. O evento prevê, também, a parceria com o Simpósio temático Filosofia nas Artes, realizado no contexto do “III Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Desafios e Horizontes para Compartilhar Saberes”, organizado em conjunto pela UNILA e a UNIOESTE.

O evento é resultado do trabalho desenvolvido desde 2019 pelo Grupo de Pesquisa CNPq-UNILA Diferença e repetição: genéticas e cartografia e conta com o apoio do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

O evento é presencial e gratuito, aberto a toda da comunidade universitária e ao público em geral.

Informações I Seminário Multiplicidades: gonzalo.vargas@unila.edu.br

Informações Simpósio temático Filosofia nas Artes: unilaunila@gmail.com

Para acesso à programação, clique aqui. (programação alterada)

Para inscrições, clique aqui.