Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 1ª Semana Discente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
conteúdo

1ª Semana Discente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

publicado 30/03/2021 09h51, última modificação 15/04/2021 09h44
As atividades continuam nesta semana, de 13 a 16 de abril; discentes do Programa apresentarão trabalhos em sete mesas temáticas
Quando
13/04/2021
de 19h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A 1ª Semana Discente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UNILA) tem início no dia 5 de abril, no formato on-line, e segue até o dia 21. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes uma formação em habilidades básicas de pesquisa, promover capacitação metodológica e também divulgar as pesquisas desenvolvidas por discentes do PPGRI. Além da apresentação das pesquisas discentes, serão ofertadas oficinas e minicursos metodológicos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Entre os dias 5 e 9 de abril serão ofertadas cinco oficinas, com duração de um dia cada, objetivando fornecer formação básica em pesquisa para estudantes de graduação e iniciantes da pós-graduação. Serão abordados tópicos como o adequado preenchimento do currículo Lattes, o uso da plataforma Mendeley, aplicações base em Word e Excel, e elementos básicos para elaborar um desenho de pesquisa.

De 13 a 16 de abril, as pesquisas desenvolvidas por discentes do programa serão apresentadas em sete mesas temáticas: Decolonialidade; Movimentos Sociais; Regimes Internacionais; Segurança e Defesa; Cooperação e Desenvolvimento; Capitalismo e Capital Internacional; e Política Internacional. Todas as mesas contarão com a participação e comentários de docentes do PPGRI e de outros PPGs da área de Relações Internacionais e Ciência Política. A relação completa dos trabalhos a serem apresentados está disponível aqui.
 
A última etapa do evento consiste em uma série de minicursos de métodos, ministrados por discentes de mestrado e doutorado, com duração média de quatro dias e com vagas limitadas. Nesta edição, serão ofertados quatro minicursos: Etnografia; Análise do discurso; Análise Qualitativa Comparada (QCA); e Transparência e replicabilidade na pesquisa empírica. As ementas completas de cada um dos minicursos podem ser consultadas neste link.

Em caso de dúvidas e para mais informações, entre em contato pelo e-mail semanadiscenteppgriunila@gmail.com ou acompanhe a página do evento no Instagram.