Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 1ª Semana da Consciência Negra do CAU-UNILA

1ª Semana da Consciência Negra do CAU-UNILA

publicado 21/11/2022 15h14, última modificação 21/11/2022 15h44
  • 1ª Semana da Consciência Negra do CAU-UNILA
  • 2022-11-24T09:00:00-03:00
  • 2022-11-25T22:00:00-03:00
  • O evento busca fomentar o debate das questões raciais em Arquitetura e Urbanismo, com convidados da UFBA (Fábio Velame), UnB (Rafael Sanzio), OAB (Igor Cardoso), Prefeitura Municipal (Maria José Saad) e egressa do CAU-UNILA (Andrea Rodrigues)
24/11/2022 09h00 até 25/11/2022 22h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Auditório do Jardim Universitário e Ilê Asé Oju Ogum Funmilayó
iCal

A 1ª Semana da Consciência Negra do CAU-UNILA busca fomentar o debate referente às questões raciais em Arquitetura e Urbanismo, com convidados da UFBA (Fábio Velame), UnB (Rafael Sanzio), OAB (Igor Cardoso), Prefeitura Municipal (Maria José Saad) e egressa do CAU-UNILA (Andrea Rodrigues).

Programação:

Mesa: CONEXÕES URBANAS ÁFRICA E AMÉRICA LATINA
24 de novembro - 9h30
Local: Auditório Jardim Universitário
Descrição: A mesa é formada por dois professores com longa trajetória no debate racial na Arquitetura e na Geografia. O professor Fábio Velame (UFBA) tratará da importância das cidades africanas para compreender as cidades na América Latina. Já o professor Rafael Sanzio (UnB) abordará o contexto do Brasil africano urbano e os territórios invisíveis.
Ministrante: Fábio Velame (UFBA), Rafael Sanzio (UnB), Maria José El Saad (PMFI) e Igor Cardoso (OAB)

Oficina: TERRITÓRIOS AFRO-DIASPÓRICOS
25 de novembro - 14h
Local: Ilê Asé Oju Ogum Funmilayó - Terreiro da Mãe Marina (Rua Batatais, 388, Jardim Morumbi)*
Descrição: Andrea Rodrigues, egressa do CAU-UNILA, apresentará o TCC de sua autoria, que resultou no mapa de terreiros de Foz do Iguaçu. Fábio Velame (UFBA) e Rafael Sanzio (UnB) abordarão questões pertinentes aos territórios afro-diaspóricos, como terreiros, quilombos, afoxés, maracatus etc.
Ministrante: Andrea Rodrigues, Fábio Velame (UFBA) e Rafael Sanzio (UnB)
Responsável: Andréia Moassab e Selma Cardoso

LANÇAMENTO DO LIVRO "ARQUITETURA E QUESTÕES RACIAIS"
25 de novembro - 17h
Local: Ilê Asé Oju Ogum Funmilayó*
Descrição: lançamento das seguintes publicações: "Arquiteturas Crioulas: os terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix" (Fábio Velame); "Arquiteturas dos Quilombos da Bahia" (Fábio Velame); "Territórios, cidades e identidades africanas em movimento" (Andréia Moassab e Marina Berthet).
Ministrante: Fábio Velame (UFBA), Andréia Moassab (UNILA) e Marina Berthet (UFF)
Responsável: Andréia Moassab e Selma Cardoso

*Entrada livre: haverá 50 vagas disponíveis em ônibus saindo do PTI (Auditório Barrageiros), às 13h. Para reservar lugar no ônibus, é preciso inscrever-se no site. O retorno do ônibus para o PTI será às 18h, após todas as atividades da tarde.