Você está aqui: Página Inicial > Eventos > I Encontro Latino-Americano de Avaliação Psicológica: desafios à descolonização da práxis avaliativa em psicologia

publicado 13/08/2024 14h34, última modificação 13/08/2024 14h34
Inscrições podem ser realizadas pela página eletrônica do evento até o dia 4 de setembro
05/09/2024 09h00 até 06/09/2024 18h30 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Auditório Campus Integração – UNILA - Avenida Tancredo Neves, 3147 - Porto Belo
Site
Visite o site do evento
iCal

Entre os dias 05 e 06 de setembro acontecerá, no auditório da UNILA-Campus Integração, o "I Encontro Latino-Americano de Avaliação Psicológica: desafios à descolonização da práxis avaliativa em psicologia". Organizado pelo "Laboratório Frantz Fanon de Avaliação Psicológica e em Saúde Mental" e pelo projeto de extensão "Clínica Intercultural e em Diversidade", ambos da UNILA, o encontro conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA/UNILA).

O encontro pretende reunir pesquisadores/as, profissionais e/ou estudantes interessados/as da área de psicologia, da avaliação psicológica e das inúmeras outras áreas da saúde mental, das humanidades e das ciências sociais com vistas à produção de um conhecimento interdisciplinar, na área de avaliação psicológica em interface com os estudos latino-americanos decoloniais e antirracistas, com foco na discussão sobre a descolonização da avaliação psicológica, na psicometria como aliada da descolonização da avaliação psicológica e nos desafios da construção de escalas para a mensuração do racismo e seus efeitos, entre outros temas correlatos.

05/09/24 - 9h - Auditório Campus Integração

Mesa de Abertura “Desafios da descolonização da psicologia"

"Perspectivas empíricas e emancipatórias no estudo e na pesquisa dos estereótipos" - Prof. Dr. Marcos Emanoel Pereira (UFBA)

Mediação: Marcos de Jesus Oliveira (UNILA)

05/09/24 - 14h - Reunião de Trabalho

Laboratório Frantz Fanon de Avaliação Psicológica e em Saúde Mental

06/09/24 - 8h30 - Auditório Campus Integração

Mesa Redonda “Os desafios da construção de escalas para a mensuração do racismo e de seus efeitos"

"Enfrentamento da discriminação racial interpessoal nos serviços de saúde (DRISS): avanços e desafios" - Profa. Dra. Patricia Lima Ferreira Santa Rosa (UNICAMP)

"Considerações sobre avaliação psicológica e a mensuração do racismo" - Profa. Me. Aline Gomes da Silva Pimentel (USF)

"Fanon como método: desafios à pesquisa sobre a opressão racial internalizada" - Prof. Dr. Marcos de Jesus Oliveira (UNILA)

Mediação: Jéssica Gaspar da Costa (UNIAMÉRICA)

06/09/24 - 14h30 - Apresentação de Comunicações Orais - Via GoogleMeet

As inscrições para participação como ouvinte poderá ser feita na página eletrônica do evento.