Você está aqui: Página Inicial > Eventos > I Congresso do Grupo de Pesquisa Novo Constitucionalismo Latino-Americano e Descolonização do Direito

publicado 06/08/2024 12h02, última modificação 06/08/2024 12h02
O congresso visa aprofundar os debates sobre direito insurgente e movimentos sociais.
11/09/2024 09h00 até 13/09/2024 22h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Evento híbrido - presencial (UNILA - Campus Integração) e online
iCal

A UNILA, através do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), convida a comunidade para o I Congresso do Grupo de Pesquisa Novo Constitucionalismo Latino-Americano e Descolonização do Direito, que será de 11 a 13 de setembro de 2024, em formato híbrido.

O congresso visa aprofundar os debates sobre direito insurgente e movimentos sociais, com foco nas perspectivas de crítica ao direito estabelecido e sua reconstrução a partir de saberes interdisciplinares e interepistêmicos. Os temas abordados incluem desde a prática da advocacia popular, o pluralismo jurídico, até o direito achado na rua e outras formas de práxis jurídica que interagem com os movimentos sociais e buscam repensar e descolonizar o pensamento jurídico na América Latina.

Informações sobre a inscrição e submissão de trabalhos podem ser acessadas no site do evento. O envio de resumos expandidos foi prorrogado até 12 de agosto de 2024.

Conferencistas e coordenadores de GTs confirmados:

Já estão confirmadas as participações de Camilo Pérez-Bustillo, advogado e professor residente em San Francisco, EUA, e membro da organização Witness Without Borders, com vasta experiência em direitos humanos e movimentos migratórios internacionais; Maria do Carmo Rebouças, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e integrante da Rede de Mulheres Constitucionalistas da América Latina; Silvia Valiente, pesquisadora do Instituto Regional de Estudios Socio-Culturales vinculado à Universidad Nacional de Catamarca, na Argentina; Ricardo Prestes Pazello, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais; Marco Alexandre Serra, advogado criminalista e professor em Maringá, também integrante do IPDMS, e Cesar Baldi, servidor do TRF-4ª Região e autor de obras sobre a praxis descolonial e o novo constitucionalismo latino-americano. Outras importantes participações de pesquisadores, professores e militantes de movimentos sociais de diferentes países e de Foz do Iguaçu também estão confirmadas. Além disso, há uma especial atenção para a participação de professores e estudantes de cursos de Direito de nossa região e de outros lugares.

Mais informações e atualizações pelo perfil do Instagram: @gpnovocons

evento11a13set24 .png