Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Festivais pra quê? Uma conversa sobre os festivais audiovisuais contemporâneos

Festivais pra quê? Uma conversa sobre os festivais audiovisuais contemporâneos

publicado 31/07/2024 20h36, última modificação 31/07/2024 20h36
Palestra remota será ministrada por pesquisadora da UFF Tetê Mattos e ocorrerá no dia 02 de agosto, no Jardim Universitário
02/08/2024 from 15h30 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Jardim Universitário - Sala C-312
iCal

Acontece, no dia dia 02 de agosto, às 15h30, na sala C-312 do Jardim Universitário, a palestra remota da pesquisadora Tetê Mattos (Departamento de Artes da UFF), intitulada: Festivais pra quê? Uma conversa sobre os festivais audiovisuais contemporâneos.

Resumo da palestra: O que caracteriza um festival de cinema? Qual a sua função hoje em dia? Será que os festivais agregam valor ao filme e exercem legitimação da produção audiovisual? Será que podemos pensar os festivais como espaços alternativos de exibição/ difusão/ circulação/ mercado de um cinema independente? Ou será que podemos pensar os festivais como espaços estratégicos para a formação da cultura cinematográfica, formação de público e de cinefilia? Quando estamos nos referindo aos festivais audiovisuais, estamos falando de um segmento extremamente heterogêneo e complexo em sua definição. Nesta conversa, buscaremos refletir sobre a sua importância no contexto contemporâneo, buscando identificar elementos de sua natureza.

Currículo da palestrante: Tetê Mattos - niteroiense, é doutora em Comunicação (UERJ/2018) e professora do Departamento de Arte da UFF desde 1998. Entre 2002 e 2013 dirigiu o Araribóia Cine – Festival de Niterói. Documentarista, dirigiu os curtas “Era Araribóia um Astronauta?" (1998), “A Maldita” (2007), “Fantasias de Papel” (2015), e o longa “A Maldita” (2019), exibido no Canal Brasil. Exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais audiovisuais desde 2001. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema com foco em festivais de cinema. Integra o grupo de pesquisa “Festivais de cinema e audiovisual – histórias, políticas e práticas” (CNPq).

Capítulo de livro recomendado para leitura prévia: MATTOS, Tetê. Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais brasileiros. Em: A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador: EDUFBA, p. 117-131, 2013.