Mesa Redonda - Exposição Caminhos de Guairacá
- https://portal.unila.edu.br/eventos/exposicao-caminhos-de-guairaca
- Mesa Redonda - Exposição Caminhos de Guairacá
- 2024-02-08T19:00:00-03:00
- 2024-02-08T21:00:00-03:00
- Exposição estará aberta na BIUNILA-PTI durante fevereiro e março e mesa redonda acontece nesta quinta-feira (8), às 19h
- Quando
-
08/02/2024 de 19h00 até 21h00(America/Buenos_Aires / UTC-300)
- Onde
- BIUNILA - Parque Tecnológico Itaipu
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Acontece, no dia 8 de fevereiro, às 19h, na Biblioteca Latino-Americana, BIUNILA-PTI, mesa redonda em celebração ao Dia da Luta dos Povos Indígenas. O evento contará com a participação de especialistas e lideranças indígenas, que discutirão os conflitos e reivindicações atuais dos povos indígenas, além de marcar a inauguração oficial da exposição "Caminhos de Guairacá". Estão confirmadas as presenças das lideranças indígenas Celso Japoty e Rosileia da Silva Cruz, e dos pesquisadores Mario Ramão, Clovís Brighenti, Sara Chena Centurión, e Camila Lazzarini.
A mesa redonda é uma atividade que compõe a exposição "Caminhos de Guairacá": Uma Viagem pela História e Cultura dos Povos Ancestrais na Província do Guairá, organizada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Museu Digital da UNILA (MUD) e o Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL). A exposição itinerante "Caminhos de Guairacá" percorrerá diversas cidades do Oeste do Paraná. Sua estreia será no saguão da Biblioteca Paulo Freire, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde permanecerá aberta ao público nos meses de fevereiro e março.
Esta exposição, fruto de um projeto de extensão financiado pela PROEX/UNILA em 2023, visa aprofundar e disseminar o conhecimento sobre a rica história e cultura dos povos da região, com foco especial nos séculos XVI e XVII, uma época marcada pelos primeiros deslocamentos das tropas espanholas e pela resistência indígena. Através de um olhar atento ao papel dos caciques Guairacá e Guairá, a exposição destaca a importância das cidades espanholas e das missões jesuíticas fundadas na antiga Província del Guairá, peças-chave no processo de colonização.
O projeto envolveu extensas pesquisas de campo nas cidades de Guaíra e Terra Roxa, onde a equipe da UNILA coletou dados que contribuem para o resgate e a valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural da região. Diálogos com lideranças locais, agentes do patrimônio histórico e cultural, escritores e artistas de cidades como Guaíra, Guarapuava e Curitiba são fontes de pesquisa que serviram como base para a exposição.
EQUIPE TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO CAMINHOS DE GUAIRACÁ
Coordenação: Julio da Silveira Moreira
Pesquisadores Leonardo de Souza Silva, Mireliz Janeth Corilloclla Huamani, Brisa Abigail Cañiza Aquino, Tatyane Cristina Mendonça Ravedutti, Camila Cristina Lazzarini
Apoio audiovisual: Marcus Bonato, Ametista Gaia
Produção: Tatyane Cristina Mendonça Ravedutti
Design: Camila Cristina Lazzarini
Financiamento: Pró-Reitoria de Extensão UNILA (Editais n. 56/2022 e 73/2022)
Apoio institucional: Museu Digital Unila (MUD); Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL)
Agradecimentos: Ana Menel, Frei Pacífico, Jackson Lima, Gilberto Benites, Mário Ramão Villalva, Nazany Martins, Nivaldo Krüger, Daniela Sophiati, Lia Mity Ono, Fabiana Moro Martins.