Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Curso de extensão: “Literatura em prisões”
conteúdo

Curso de extensão: “Literatura em prisões”

publicado 15/07/2021 10h01, última modificação 27/07/2021 10h28
As atividades serão realizadas em quatro encontros virtuais, entre 27 de julho e 10 de agosto; inscrições até 25 de julho
Quando
25/07/2021
de 17h30 até 18h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

A UNILA, em parceria com o Setor de Educação e Capacitação da Secretaria de Segurança Pública/Depen/PR, promove o curso “Literatura em prisões - Possibilidades abertas pelo 3º Concurso Literário direcionado às pessoas privadas de liberdade”. As atividades serão realizadas em quatro encontros virtuais, nos dias 27 de julho e 3, 7 e 10 de agosto, das 17h30 às 19h. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de julho, por meio de formulário eletrônico, e a plataforma que será utilizada para a transmissão das aulas será informada por e-mail aos inscritos.

Destinado a docentes de língua portuguesa, a responsáveis pelo Programa de Remição de Pena pela Leitura e a pedagogos(as) dos CEEBJAs e de estabelecimentos penais do Depen/PR, o curso busca a reflexão sobre o trabalho com literatura em prisões e também a experimentação de exercícios de escrita criativa, voltados para o 3º Concurso Literário direcionado às pessoas privadas de liberdade.

PROGRAMAÇÃO:

  • Literatura como experiência: reflexões iniciais a partir da trajetória leitora das(os) participantes
  • Da leitura à escrita: a investigação de si e o espaço coletivo. Discussão sobre o documentário Lunas cautivas – Historias de poetas presas (direção de Márcia Paradiso, Argentina, 2012) 
  • Materiais disparadores e exercícios de escrita criativa com a temática do concurso: "Tempo e Vida"
  • Roda de leitura de experiências de escrita