Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Cinelatino: "Deus é mulher e seu nome é Petúnia"
conteúdo

Cinelatino: "Deus é mulher e seu nome é Petúnia"

publicado 04/03/2020 11h39, última modificação 04/03/2020 11h39
A primeira exibição de 2020 do Cineclube Cinelatino será na próxima terça-feira (10)
O que
cinema
Quando
10/03/2020
de 19h00 até 22h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Cine Cataratas - Cataratas JL Shopping (Avenida Costa e Silva, 185 - Foz do Iguaçu)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Cineclube Cinelatino retoma as atividades na próxima terça-feira (10), com a exibição do filme "Deus é mulher e seu nome é Petúnia". A sessão tem início às 19h, no Cine Cataratas (Avenida Costa e Silva, 185), com ingresso promocional a R$ 5. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, no site.

O filme "Deus é mulher e seu nome é Petúnia" é uma produção da realizadora macedônica Teona Strugar Mitevska e ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2019. O longa mostra a força e a coragem de uma jovem que confronta as leis do patriarcado, ao exigir uma cruz que ganhou ao participar de um evento tradicionalmente reservado para os homens.

Em Štip, uma pequena aldeia na Macedônia, o mesmo ritual acontece todos os anos: um sacerdote joga no rio uma cruz e todos os homens tentam procurá-la. Acredita-se que quem encontrar a cruz terá sorte na vida. Certa vez, no entanto, é uma mulher, Petúnia, que consegue encontrar o objeto, algo sem precedentes.

O filme levanta questões como a desigualdade salarial entre homens e mulheres, o fundamentalismo religioso e a violência sexual. Nas palavras da diretora, "é um retrato fiel da situação da mulher nos Balcãs, do machismo na sociedade. É um chamado a refletir que a solidariedade é o caminho para as mulheres".

Após a sessão, haverá um debate no Sudacas Bar (Avenida República Argentina, 1106 - Foz do Iguaçu), com a presença das professoras da UNILA Ana Fonseca e Kira Pereira e da estudante Alessandra Mawu, também da UNILA. A exibição é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, a Pandora Filmes e o Cine Cataratas.

 Para mais informações sobre o Cinelatino, acesse o site.

registrado em: cinema