Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Cineclube Cinelatino: A Flor de Buriti (2024)

Cineclube Cinelatino: A Flor de Buriti (2024)

publicado 08/08/2024 13h02, última modificação 08/08/2024 13h02
Longa metragem será exibido no dia 13 de agosto, às 19h, no Cinecataratas
13/08/2024 from 19h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Cinecataras - Shopping JL - Foz do Iguaçu-PR
Visite o site do evento
iCal

O filme A FLOR DO BURITI (2024), com direção de João Salaviza e Renée Nader Messora, chega ao Cinelatino neste mês. A exibição é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, o espaço Cine Cataratas e a distribuidora Embaúba Filmes, e acontecerá no dia 13 de agosto, às 19 horas, no Cine Cataratas em Foz do Iguaçu.

A obra se inicia em 1940,  com duas crianças do povo indígena Krahô que encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sagrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência.

Após a exibição, haverá debate no Sudacas Bar, contando com a presença de Senilde Alcântara Guanaes, professora da UNILA no curso de Antropologia e no Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), desenvolve trabalhos de assessoria em políticas públicas e perícias voltadas aos povos indígenas e questões socioambientais, e com duas estudantes da UNILA, a primeira, Ana Bia, estudante de Cinema e Audiovisual, mulher indígena da etnia Xokó de Sergipe por parte de mãe, co fundadora da Escola de Cinema e Artes da Universidade Pluriétnica da Aldeia Maracanã e Lurdiane Agostinho Rocha, estudante de Serviço Social, mulher indígena da etnia Tikuna, do Povo Magüta, do interior do Amazonas e com mediação de Tamires Souza.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou através do site do Cine Cataratas: https://www.cinecataratas.com.br/ (com taxação do serviço para compras online).

O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão da Unila sem fins lucrativos. A receita da venda de ingressos é destinada integralmente ao cinema e às distribuidoras.