Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Ciclo Formativo: “Transição para sociedades sustentáveis”
conteúdo

Ciclo Formativo: “Transição para sociedades sustentáveis”

publicado 18/06/2020 14h10, última modificação 23/06/2020 11h09
O tema desta semana é “Políticas de co-responsabilidade e co-gestão na construção de sociedades sustentáveis”
Quando
23/06/2020
de 10h00 até 11h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer e o projeto de extensão Doc Ambiente oferecem 1º Ciclo Formativo “Transição para sociedades sustentáveis”. O ciclo é online e gratuito. O objetivo é compreender necessidades e possibilidades de transição para sociedades sustentáveis, já que a crise civilizatória se evidencia de modo ainda mais marcante no atual contexto de pandemia.

Os encontros são transmitidos pelo canal do Observatório no YouTube, sempre às terças-feiras, das 10h às 11h30, até 14 de julho. As inscrições para modalidade formativa estão encerradas, mas é possível participar das atividades como ouvinte. Ao final de cada encontro, serão sugeridos pelo Doc Ambiente filmes de ficção ou documentários sobre os temas abordados no dia, como interface da produção cinematográfica com a educação ambiental.

Programação

16 de junho: a bióloga, doutora em Educação Ambiental, pesquisadora de Responsabilidade Planetária e coordenadora do Observatório, Luciana Ribeiro, trata da “questão ambiental como potencial transformador civilizatório”.

23 de junho:  o tema a ser tratado é “políticas de co-responsabilidade e co-gestão na construção de sociedades sustentáveis”, com Adriana Brandt, especialista em sustentabilidade urbana, e Fernando Carneiro, arquiteto e permacultor.

30 de junho: o painel "Economias de transição” traz  Andreza Lucas; Juliano Hoesel, consultor em desenvolvimento; e Roberto Almeida, médico. 

7 de julho:  o tema central é “conhecimento: novas formas de fazer ciência para sociedades sustentáveis”, com a geógrafa Ana Cristina Ferreira, a filósofa Idete Teles, o pesquisador em Biodiversidade Neotropical Juan Espinoza, a doutora em Ciências Ambientais e Florestais Marcela Kropf e o doutor em Geografia Humana Sérgio Claudino.

14 de julho: a educadora ambiental Moema Viezzer e o presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Joaquim Ramos Pinto, tratam da "Educação para construção de sociedades sustentáveis”.