Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Geografia - Ciclo de Palestras e Minicursos
conteúdo

Geografia - Ciclo de Palestras e Minicursos

publicado 19/11/2019 15h08, última modificação 19/11/2019 15h08
As próximas atividades do Ciclo de Palestras e Minicursos de Geografia serão no dia 26 de novembro
O que
geografia
Quando
26/11/2019
de 14h00 até 21h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
UNILA-PTI (Avenida Tancredo Neves, 6731)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Será realizado, no dia 26 de novembro, o minicurso "Concentrações de nitrato e qualidade das águas dos poços tubulares do Grupo Bauru/Caiuá", às 14h, na UNILA-PTI (Bloco 3, Espaço 4, Sala 3). No mesmo dia, a partir das 19h, ocorre a palestra "Campo de trabalho do geógrafo: experiências recentes", na sala Florestan Fernandes 1 (UNILA-PTI). As duas atividades serão ministradas pelo professor André Luiz Pinto (UFMS) e são abertas a toda a comunidade acadêmica. As inscrições devem ser feitas pelo SIG-Eventos.

Sobre as atividades

O objetivo do minicurso é avaliar e classificar as concentrações de nitrato nas águas do aquífero Bauru, sobretudo o Caiuá, no estado do Paraná, e compará-las com o aumento das concentrações no estado de São Paulo, mesmo com a implantação de infraestrutura de esgotamento sanitário, a partir da década de 1970. Além disso, o intuito é apresentar as falhas na legislação de enquadramento de qualidade de água subterrânea para diversos fins; e alertar sobre surtos epidêmicos gerados por contaminação de nitrato em municípios paulistas.

Já durante a palestra, o professor convidado vai apresentar os resultados técnicos científicos e de geração de emprego de dois convênios realizados recentemente entre um grupo de professores da UFMS e as empresas CESP – atual Votorantim Energia e Eldorado Brasil. O primeiro convênio foi para colaboração na construção do Plano de Manejo da Reserva Cisalpina, Brasilândia/MS; e o segundo, para a construção de Cartas de Fragilidade Ambiental e de Indicação de Áreas para a Expansão da Silvicultura em três bacias hidrográficas, da bacia do Paraná, no Mato Grosso do Sul.

Mais informações pelo e-mail geografia.licenciatura@unila.edu.br.

registrado em: geografia