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Banca de Defesa PPGIELA

publicado 05/04/2019 14h45, última modificação 05/04/2019 14h45
Banca de defesa de dissertação da discente Vanderleia da Costa Barbosa, com o título Pedagogia da Alternância: Possíveis interfaces com a pedagogia do oprimido e o teatro do oprimido
  • Banca de Defesa PPGIELA
  • 2019-04-15T10:00:00-03:00
  • 2019-04-15T13:00:00-03:00
  • Banca de defesa de dissertação da discente Vanderleia da Costa Barbosa, com o título Pedagogia da Alternância: Possíveis interfaces com a pedagogia do oprimido e o teatro do oprimido
Quando
15/04/2019
de 10h00 até 13h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Bloco 04, Espaço 03, Sala 03- Campus UNILA PTI
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Banca de defesa de dissertação do discente Vanderleia da Costa Barbosa, do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (PPGIELA). Com a temática:

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSÍVEIS INTERFACES COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O TEATRO DO OPRIMIDO

RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender como as experiências com a Pedagogia da Alternância, desenvolvidas a partir das teorias e práticas na Escola Família Agrícola Padre André - EFAPA, se articulam com as proposições da Pedagogia do Oprimido e do Teatro do Oprimido na perspectiva de garantir protagonismo aos sujeitos. Para contribuir nesse processo de compreensão, utilizamos elementos metodológicos da Pesquisa Coletiva (Alvarado-Prada, 2006), tendo em vista que possibilita a interação e participação dos agentes sociais durante todo percurso da investigação. Por meio das Oficinas de Construção de Dados, os estudantes, monitores e professores puderam elaborar e sistematizar ideias e opiniões, partilhar conhecimentos e experiências referentes aos processos que englobam a escola, suas teorias e práticas no âmbito da Pedagogia da Alternância. Procuramos analisar e compreender algumas ideias bases que dialogam com as proposições da Pedagogia da Alternância, Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido, a partir do cenário que compõe a EFAPA, sua interação com as comunidades dos estudantes e famílias, como alguns dos principais ambientes de participação desses sujeitos e, suas visões de mundo, na ótica de seu protagonismo e transformação.

MEMBROS DA BANCA:
Janaína Aparecida de Mattos Almeida - UNIOESTE, Luis Eduardo Alvarado Prada - UNICAMP, Maria Eta Vieira.