Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Aula Magna com Edileuza Penha de Souza

Aula Magna com Edileuza Penha de Souza

publicado 06/05/2022 14h00, última modificação 06/05/2022 14h00
O evento acontece em comemoração dos 10 anos do curso de Cine e Audiovisual
10/05/2022 from 10h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Auditorio Martina, sala C309 - Jardim universitário
iCal

Em comemoração aos 10 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino Americana, convidamos discentes, docentes e técnicos das demais graduações da Unila para participar da Aula Magna, no dia 10 de maio, às 10 horas, no Auditório Martina, sala C309 - UNILA, Jardim Universitário, com a professora Dra. Edileuza Penha de Souza, que abrirá as comemorações da primeira década da graduação na universidade.

Sendo a professora uma das principais referências no campo do Cinema Negro no Brasil, seus estudos convergem com os objetivos do curso de Cinema e Audiovisual e visam fortalecer as pesquisas com esta temática no âmbito da UNILA. Historiadora, mestre em educação e contemporaneidade e doutora em educação e comunicação pela Universidade de Brasília (UNB), a professora leciona, na mesma universidade em que se tornou doutora, as disciplinas Pensamento Negro Contemporâneo e Etnologia Visual da Imagem do Negro no Cinema, desde 2007. É pesquisadora e documentarista, e foi estudante na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Banõs – República de Cuba. Entre outras produções, realizou os documentários “Mulheres de Barro” e “Filhas de Lavadeiras”, este que será exibido no dia 12/05 as 10 horas no Auditório Martina. Possui vários artigos publicados na área de cinema e educação, além de ter organizado a Coleção: “Negritude Cinema e Educação – Caminhos para implementação da lei 10.639/2003”, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos professores pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2014.

A Aula Magna dará início à várias atividades de comemoração do curso que ocorrerão no mês de maio, como a II SECCA - Semana de Exibição do Curso de Cinema e Audiovisual, uma mostra de filmes universitários latinos e caribenhos que será realizada a partir do dia 11 ao 25, em formato virtual pelo site https://seccaunila.art.

Em nome do curso de Cinema e Audiovisual, desejamos um ótimo início de comemorações!