Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Apresentação de Obras e Sessão de Autógrafos
conteúdo

Apresentação de Obras e Sessão de Autógrafos

publicado 17/11/2022 16h18, última modificação 17/11/2022 16h18
Docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, Marcelo Marinho, apresenta obras e promove sessão de autógrafos na 17ª edição da Feira do Livro de Foz do Iguaçu-PR
Quando
21/11/2022 from 15h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu
Adicionar evento ao calendário
iCal

Acontece, nos dia 18 e 21 de novembro, às 19h30 e 15h, respectivamente, a apresentação de obras e sessão de autógrafos do docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, Marcelo Marinho, na 17ª edição da Feira do Livro de Foz do Iguaçu-PR.

Serão apresentadas três obras: uma biografia romanceada (elaborada em coautoria com Ivan Russeff), um ensaio fotográfico (com Henrique Gazzola) e a tradução de um romance haitiano (de autoria de Louis-Philippe Dalembert).

A biografia romanceada, intitulada "Zé Orcírio - Diário de um Pantaneiro", traz a seguinte apresentação feita por Luiz Inácio Lula da Silva: "Mas quem foi esse Zé Orcírio, das barrancas do Rio Paraguai? O Pantanal é o vasto campo em que se joga pela vida. Nessa contenda, Zeca é o atacante audacioso que se lança em dribles na área em disputa, sem temer as jogadas violentas e por vezes fatais. Afinal, é preciso coragem para superar os obstáculos, é preciso persistência nos lances nem sempre bem sucedidos. Para fora do gramado, a luta sindical acontece na praça, e a praça é do povo. Tomado pelo fogo da idade, o jovem Zé Orcírio, incontido, é a lava do vulcão. No diálogo com a rua, Zeca é aquele companheiro que materializa a vontade e reúne ao seu redor lutadores com as mesmas aspirações de um mundo melhor."

O ensaio fotográfico, publicado por meio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, resulta de um projeto de extensão da UNILA que distribuiu 200 livros a bibliotecas públicas do Paraguai, Argentina e Brasil. Com o título de "igua∞u: paisagem humana na tríplice fronteira", a publicação pode ser contemplado aqui, em sua versão digital:

O romance "O lápis do bom Deus não tem borracha" é de autoria de Louis-Philippe Dalembert, internacionalmente premiado escritor haitiano que acaba de lançar, em tradução brasileira, "Milwaukee blues". O título, oriundo do provérbio haitiano kreyon bondye pa gen gòm, relembra que o destino humano escapa de qualquer tentativa de correção.


O evento é gratuito e aberto ao público.