Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Aglomero Teatral
conteúdo

Aglomero Teatral

publicado 22/03/2022 14h23, última modificação 24/03/2022 16h50
Evento comemora o dia internacional do teatro
Quando
27/03/2022
de 16h00 até 23h00
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Estação Cultural da Vila C (R. N, 56 - Jardim Bela Vista de Itaipu III)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O teatro existe enquanto linguagem e manifestação artística desde a antiguidade, e desde então, se percebe a manifestação do teatro enquanto uma experiência fundamental para a humanidade. A importância de comemorarmos o Dia Internacional do Teatro,  pela primeira vez na Unila, diz respeito à necessidade de lembrar, ocupar e comemorar sua existência.

Para isso, o evento que conta com workshps, apresentações de teatro e música e uma charla sobre teatro de Grupo na Tríplice Fronteira.

O convite é aberto a toda comunidade de Foz do Iguaçu e região.


Programação:
 
16h às 18h - Oficina REENCONTRANDO O CORPO E A CENA - Angelene Lazzareti
18h - Kaburé Maracatu
19h - Espetáculo teatral Vagamundos - Companhia Entre Fronteiras Teatro
19h30 - Espetáculo teatral Suite n. 02 -  Coletivo Teatral Cote’Coi
20h - Intervenção performática (Grupo Teatral Jovens do Futuro);
         Coreografia Habibi (Dança do Ventre com a Profa. Nina Nassif)
20h15h - Charla “Experiências do Teatro de Grupo na Tríplice Fronteira”.


PARTICIPANTES:

Oficina REENCONTRANDO O CORPO E A CENA
Ministrante: Angelene Lazzareti (LAMC/UNILA)

Objetivando propiciar momentos de reencontro após o longo período de distanciamento social na pandemia, a oficina terá como foco a escuta do corpo e pretende proporcionar experiências de cuidado, movimento e sensibilidade. As práticas propostas terão como base a pesquisa corporal desenvolvida no coletivo Poéticas do ENTRE, que envolvem educação somática, teatro e performance.
 
Angelene Lazzareti é artista e professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, atua com foco em processos de criação artística, estudos do corpo e poéticas do entre. Trabalha na intersecção entre artes da cena, performance, fotografia e audiovisual.
 


Kaburé Maracatu
 
O coletivo denominado Kaburé Maracatu exerce suas atividades desde 2016 na região da Vila C. O Kaburé tem como base o Maracatu de Baque Virado, proveniente das expressões culturais do estado de Pernambuco, mas especificamente da região metropolitana do Recife.
 
 
Espetáculo teatral Vagamundos
 
A Companhia Entre Fronteiras Teatro apresenta o espetáculo VAGAMUNDO, obra polifônica construída por muitas mãos, nascida de atores migrantes para todos público. Falamos dos trânsitos por essas terras tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes uns dos outros, com traços comuns onde os seus
habitantes os ocupam e se deslocam num futuro ininterrupto, como se todos pertencêssemos ao mesmo espaço, mas em cores e tonalidades diferentes.
 
Criação Coletiva para Teatro de Rua
Pesquisa: André Macedo
Direção: José Ramón Castillo
Elenco: Taty Ravedutti e Leonardo Pontes
 
 
Espetáculo teatral Suite n. 02
                   
A peça trata da situação de uma violoncelista que ao perder parte dos movimentos, recorda sua experiência de vida a partir da Suite nº 02 de Johann Sebastiann Bach.
 
Atriz: Joelma Brito
Direção: André Macedo
Grupo: Coletivo Teatral Cote’Coi.
 
 
 
 
 
Intervenção Performática “Boa Noite”
 
Boa Noite é uma montagem teatral e performática que dialoga com a resistência e ousadia, criada através das músicas, Baianá, Barbatuques e Clara Nunes o Canto das três nações ele trás a evidência do trabalho e do povo, dos sentidos e dos reconhecimento de si, um diálogo a continuar lutando, um chamado a resistir.
 
Ator: Diego Carvalho - Cia Teatral Jovens do Futuro.
 
 
Charla - Experiências do Teatro de Grupo na Tríplice Fronteira.
 
Mediação por Fabio Salvatti
 
Fabio Salvatti é performer, diretor teatral e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foi professor do Departamento de Artes da UFSC de 2010 a 2021. Seus interesses estão focados em humor, ativismo e pedagogias radicais em performance. Como diretor teatral, trabalhou em cerca de 30 espetáculos em diversas cidades brasileiras. Foi coordenador do Estúdio de Arte Rebelde entre 2016 e 2019.
 
Sandra Schiavini
 
Bacharel em Artes Cênicas (PUC/PR), Atriz, Diretora e Produtora Teatral, Diretora teatral da SDS Cia Teatral, produtora artística, arte-educadora pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
 
Renan Kronitski
 
Ator, sonoplasta, cabeleireiro de teatro, cenotécnico e maquiador artístico. Há 12 anos atua como ator e maquiador da SDS Cia Teatral. Atualmente é instrutor de teatro no conselho comunitário da Vila C através do projeto Foz fazendo Arte da Fundação Cultural. Também atua como maquiador artístico a 3 anos no Ateliê Arte Fantasias, na caracterização de personagens vivos para eventos privados e executivos.
 
Juca Rodrigues
 
Ator, diretor de teatro e produtor cultural. Integrante e fundador da Cia. de Teatro  Amadeus. Atua na área de cultura há mais de 30 anos. Foi membro da setorial de teatro em Brasília e atualmente está atuando como Diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
 
Evelyn Maguetta
 
 Arte-Educadora-Diretora e Atriz: Formação em Artes Cênicas, pela ECA/USP. Experiência na área educacional e artística, adquirida em instituições culturais, ensino superior e escolas particulares. Mestranda no curso de pós-graduação em Literatura Comparada na UNILA. MBA em Gestão de Aprendizagem e Metodologias Ativas de Aprendizagem na Faculdade Uniamérica.
 
Mirá Rocha
 
Atriz há 38 anos, foi aluna da Escola Macunaíma de Teatro- SP, arte educadora,  artista popular, produtora cultural, artesã, fundadora do Grupo Teatral Foz/Casa do Teatro, gestora de projetos do Centro de Cultura Popular de Foz do Iguaçu. Idealizadora do Festival Intercolegial de Peças curtas (1992-2001) Coordenadora do projeto Oficinas da Casa. É gestora do Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng (Teatro Barracão). Idealizadora do projeto Café com Teatro a Festa das Artes, integrante do Movimento Nacional de Empoderamento feminino Baque Mulher.

Realização: Projetos de extensão COTE'COI e COMO UMA LUVA
Responsável: André Macedo (diretor de artes cênicas UNILA)
Apoio: DECC (PROEX), FUNDAÇÃO CULTURAL, PROJETO POÉTICAS DO ENTRE.