Você está aqui: Página Inicial > Eventos > ABRIL INDÍGENA NA UNILA

ABRIL INDÍGENA NA UNILA

publicado 01/04/2024 21h45, última modificação 09/04/2024 12h58
Diversas atividades com a temática indígena serão promovidas pela UNILA, durante o mês de abril
04/04/2024 14h00 até 30/04/2024 15h00 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
iCal

A Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE), por meio do Departamento Étnico-Racial, convida toda a comunidade unileira para participar das atividades relacionadas ao Abril Indígena. Confira a programação unificada pela SECAFE e organizada a partir de diferentes instâncias da Universidade e de entidades parceiras da sociedade civil:

Abril Indígena (EDUNILA)
Durante todo o Abril Indígena a EDUNILA estará dando 40% de desconto nos livros impressos de temática indígena e frete grátis na compra de dois exemplares ou mais. Abaixo, segue a lista com os livros com  temática Indígena da Editora Universitária:

Mutirão para inscrições no Bolsa Permanência para estudantes indígenas.

Durante todo o mês de abril, os tutores de apoio aos estudantes indígenas da UNILA estarão dando suporte para a organização dos documentos e realização de inscrições no sistema do Bolsa Permanência do MEC. Para baixar a relação dos documentos necessários e o manual de inscrições, basta acessar o link, no qual, é possível também encontrar as tabelas de horários e locais de atendimento dos tutores. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail secafe@unila.edu.br. Ou para agendar atendimento com um dos tutores, acessar este link.

04 de abril

14h-18h

MESA: Descolonização epistêmica e anti-racismo na ciência. Evento organizado pelo APG/ARANDU - Associação de pós-graduandos da UNILA. As inscrições devem ser feitas através do link.
Local: Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

17h30

DEBATE: Imagens e Memórias Ava-guarani paranaense, com o professor Clovis Brighenti, durante a 2 edição da Feira do Livro da UNILA (YA latinoamérica!)Local: Campus Integração

09 de abril

19h

Audiência Pública: garantia de vida e território dos povos originários Xetá . Local: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Também haverá transmissão online para quem quiser acompanhar. Clique aqui para assistir.

11 de abril

19h

MESA: Os impactos do Ácordão do marco temporal para os povos indígenas. Organização do Observatório dos povos indígenas - OBIAL. O evento conta com participação de Cleber Bussato (CIMI), Wilma Vera Rios (Ava-Guarani) e Romancil Kretã Kaingang (povo kaingang). Evento remoto. Para inscrições acesse o link. E para assistir clique aqui.

12 de abril

8h-12h e das 14h-18h

Visita a projeto no Parque Nacional do Iguaçu. Visita guiada organizada pela SECAFE para conhecer o trabalho  desenvolvido no Parque Nacional do Iguaçu (ICMBIO) pelo museólogo, doutorando em Arqueologia, Pedro Louvain. Esta visita possui duas turmas (uma com saída as 08h e retorno 12h e outra com saída as 14h e retorno as 18h. A atividade conta com vagas limitadas (40 por grupo), sendo que 70% das vagas estão reservadas para estudantes indígenas. Ao se inscrever, aguardar confirmação de sua participação no evento. Em caso de dúvidas, entre em contato com SECAFE para mais orientações.

15 de abril

16h -18h

Picnic com roda de conversa sobre as "Dificuldades pedagógicas dos estudantes indígenas". Organizado pelo projeto de extensão "Pensamento Ameríndio: a visão cosmológica nas relações de ensino e aprendizagem", SECAFE e Coletivo dos estudantes indígenas. local: Jardim Universitário.

16 de abril

7h30 -15h

Visita a semana cultural indígena da escola da aldeia Aty Mirim. O encontro conta com apresentações culturais, venda de artesanatos, mostra de armadilhas, mostra pedagógica e trilha ecológica. Local de realização: Escola Estadual Indígena Arandu Renda, em Itaipulândia. A participação possui um custo de R$ 5,00, para mais informações: (45) 99157-6076 ou (45) 99123-2025

De 16 a 18 de abril

dia todo

18ª Semana Cultural Indígena Guarani. Evento com apresentações culturais, medicina natural, exposição, venda de artesanato, trilhas na natureza. Local: Diamante do este. Agendamento com os diretores Jairo Bortolini - Anetete (45) 98826-6426 dtteeikuaambo@seed.pr.gov.br e Mauro Dietrich - Itamarã (45) 99965-6210, dttarajupora@seed.pr.gov.br

19 de abril

14h -22h

Abertura dos II Jogos Indígenas da UNILA. Organizado pelo coletivo dos estudantes Indígenas. local: Campus Integração

De 19 a 21 de abril

dia todo

I Jogos dos povos indígenas em comemoração aos povos guassu guavira. Local: Terra Roxa. Organização: Tekoha Nhemboete Cidade Real

20 de abril

8h30 - 18h

Encontro de Mulheres Indígenas de Guaíra e Terra Roxa. Local: Aldeia Indígena Nhemboete Estrada Piquerubi. O evento é organizado pelo SESAI, IDR/Paraná e Governo do Estado do Paraná. Informações: (44) 98414-1223.

14h - 22h

II Jogos Indígenas da UNILA. Organizado pelo coletivo dos estudantes Indígenas. local: Campus Integração

21 de abril

14h-22h

II Jogos Indígenas da UNILA. Encerramento e entrega de prêmios. Organizado pelo coletivo dos estudantes Indígenas. local: Campus Integração.

23 de abril

14h-22h

Finalização do Abril Indígena com o Passeio Macuco para os estudantes indígenas ingressantes em 2023.1. Local: Parque Nacional do Iguaçu. Organização SECAFE e ICMBIO.

Importante: caso você, seu coletivo ou grupo de pesquisa ou extensão possua atividade dentro da temática indígena durante o mês de abril, compartilhe sua ação com a SECAFE, através do email secafe@unila.edu.br , e fortaleça a programação do Abril Indígena na UNILA, participando desta agenda unifica.