Você está aqui: Página Inicial > Eventos > A questão dos resíduos na construção de sociedades sustentáveis
conteúdo

A questão dos resíduos na construção de sociedades sustentáveis

publicado 31/05/2022 08h33, última modificação 31/05/2022 08h33
O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) comemora o dia internacional do meio ambiente com uma roda de conversa sobre resíduos
Quando
03/06/2022
de 19h00 até 21h30
(America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
Online
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) comemora o dia internacional do meio ambiente, 05 de junho, com uma roda de conversa sobre resíduos, dando início às celebrações dos 30 anos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. A partir de agosto teremos várias atividades em reconhecimento a este documento fundamental.

A transição para sociedades sustentáveis exige que enfrentemos questões chaves, como a produção e gestão de resíduos. Neste sentido, o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV) e a Mostra Ecofalante promovem nesta sexta-feira, 3 de junho de 2022, das 19h às 21h30, o cinedebate ''A questão dos resíduos na construção de sociedades sustentáveis'', que será transmitido virtualmente via canal do OBEAMV no YouTube. A roda de conversa terá como ponto de partida os filmes ''A Conspiração da Lâmpada'' (2010) e ''Trashed - Para Onde Vai Nosso Lixo'' (2012), que você pode assistir ANTES do debate acessando a Mostra da Ecofalante (https://ecofalante.org.br/).

Sociedades sustentáveis são diferentes de desenvolvimento sustentável? A tecnologia e o consumo consciente jogam qual papel na transição para sociedades sustentáveis quando falamos de resíduos? De que maneira as políticas públicas, a participação cidadã e a Educação Ambiental influenciam?

Nessa conversa sobre os filmes e sobre a vida, você entenderá por que a questão dos resíduos é chave, conhecerá exemplos inspiradores e saberá como pode colaborar com a transição necessária para sociedades sustentáveis e regenerativas. Mediada pela equipe de Educação Ambiental do OBEAMV, Derliz Moreno, Karini Scarpari e Luciana Ribeiro, o debate contará com a participação da gerente de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Curitiba, Leila Maria Zem; a diretora da Associação de Cultura e Educação Ambiental (SerrAcima), Jessica Nogueira Marques; Cleydson Nascimento, sócio-proprietário da Transmuta; e a diretora de projetos da Ideia Circular,  Isabella Godwin Coury. Por fim, será disponibilizada certificação aos participantes mediante inscrição (https://forms.gle/otQ5wGigJHTmimB38) e participação no evento.

Serviço
Evento: Cinedebate ''Questão dos resíduos na construção de sociedades sustentáveis''
Data: Sexta-feira, 3 de junho de 2022
Horário: das 19h às 21h30
Local: Canal do OBEAMV no YouTube
Link: https://youtu.be/SktdOY8jA_Q
Inscrições: https://forms.gle/otQ5wGigJHTmimB38
Acesso aos filmes: https://ecofalante.org.br/ (olhe no catálogo da Mostra o link do filme que deseja ver). Para ver os dois filmes da nossa programação, acesse a partir de 02 de junho às 19h:
https://ecofalante.org.br/filme/trashed-para-onde-vai-nosso-lixo
https://ecofalante.org.br/filme/a-conspiracao-da-lampada