Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 2º SIRISA
conteúdo

2º SIRISA

publicado 06/10/2025 14h41, última modificação 06/10/2025 14h41
O 2º Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana (SIRISA) acontecerá de 8 a 11 de outubro, no Campus Integração, e reúne especialistas para debater desafios, oportunidades e impactos das Rotas de Integração Sul-Americana.
  • 2º SIRISA
  • 2025-10-08T00:00:00-03:00
  • 2025-10-11T23:59:59-03:00
  • O 2º Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana (SIRISA) acontecerá de 8 a 11 de outubro, no Campus Integração, e reúne especialistas para debater desafios, oportunidades e impactos das Rotas de Integração Sul-Americana.
Quando
08/10/2025 até 11/10/2025 (America/Buenos_Aires / UTC-300)
Onde
UNILA - Campus Integração
Adicionar evento ao calendário
iCal

O 2º Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana (SIRISA) será realizado de 8 a 11 de outubro, no Campus Integração da UNILA.

O simpósio reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos, além de representantes do setor privado e da sociedade civil, para discutir os desafios e as oportunidades das rotas de integração que conectam a América do Sul. 

A abertura do evento será no dia 8 de outubro (quarta-feira) e contará com a participação do embaixador Sergio Moreira Lima. A programação completa pode ser acessada na página do evento

A UNILA integra a organização do simpósio e participa ativamente da programação.

Contextualização do evento 

O projeto sobre “Rotas de Integração Sul-Americana”, conduzido pelo Ministério de Planejamento e Orçamento, é a retomada de projetos anteriores à projeção de corredores bioceânicos, de norte a sul do Brasil (IRSA, Cosiplan, entre outros) e interconexão física com a América do Sul. A função das rotas se traduz, em síntese, em maior competitividade para a economia brasileira e sul-americana, uma vez que representariam menores custos e tempo no deslocamento de insumos para produção e distribuição dos produtos, e maior eficácia na conexão com as cadeias de valor globais, com especial benefício à conexão com a Ásia.

O estado do Paraná situa-se no eixo de Capricórnio, onde deve-se buscar proporcionar melhor conectividade com portos do Pacífico, otimizando a ligação com o principal destino das exportações paranaenses (China). A melhor conectividade abrange a participação de uma ampla gama de atores (incluídos os subnacionais) e entes governamentais (do ministério dos povos indígenas à coordenação das Aduanas pela Receita Federal, migrações pela Polícia Federal, entre tantos outros), o que deve abarcar a participação de entidades de caráter internacional, como o Zicosul, e mesmo o Mercosul (que tem se dedicado tanto à otimização das Áreas de Controle Integrado das Aduanas quanto à Integração Fronteiriça).

Nesse sentido, realizar um debate qualificado técnico em Foz do Iguaçu é atrair o debate à região que converge um hub logístico de conexão bioceânica do Paraná, com instituições, povos e empresas diretamente implicadas no seu funcionamento.

Serviço:

  • 2º Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana (SIRISA)
  • Data: 8 a 11 de outubro de 2025
  • Local: Campus Integração – UNILA
  • Inscrições: Formulário 
  • Mais informações: Site do evento | Instagram do evento