Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 2º Colóquio Virtual: Giro Decolonial

2º Colóquio Virtual: Giro Decolonial

publicado 23/11/2020 14h00, última modificação 23/11/2020 14h00
O grupo de pesquisa ¡DALE! promove atividades nos dias 25, 26 e 27 de novembro
25/11/2020 19h30 até 27/11/2020 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
iCal

O grupo de pesquisa “¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus espaços” promoverá, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o 2º Colóquio Virtual: Giro Decolonial. O evento tem o apoio de três programas de pós-graduação da UNILA: em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), em Literatura Comparada (PPGLC) e o Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Não há necessidade de inscrição prévia, e haverá emissão de certificado para quem assistir às apresentações.

Serão três diferentes mesas temáticas, uma em cada dia, sempre às 19h30 (horário de Brasília). As atividades contarão com a participação de intelectuais de diferentes países da América Latina e do Caribe, e o evento será bilíngue (português e espanhol). A transmissão ao vivo será pelo canal do ¡DALE! no YouTube. Haverá lista de presença, nos três dias, para aqueles que desejam obter certificado. O link será disponibilizado no chat do YouTube e ficará disponível somente durante o período da transmissão de cada mesa.

No dia 25 de novembro, a mesa 1, “Visualidades”, contará com a participação de Ana Paula Alves Ribeiro, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil), com pesquisas sobre cinema, cidade, educação, relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira; Carolina Bracco, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina) que estuda as relações entre cinema e gênero no mundo árabe; e Christian León, da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB, Equador), cujas pesquisas se voltam à colonialidade no cinema, na arte contemporânea e na cultura popular. A mesa terá mediação de Tereza Spyer, professora da UNILA e vice-líder do ¡DALE!.

Da mesa 2, “Direitos”, que ocorrerá no dia 26 de novembro, participarão Alicia Méndez Medina (Universidade Autônoma de Santo Domingo, República Dominicana), atriz, jornalista e ativista pelo direito das mulheres; Gabriel Mantelli, professor de Direito na Universidade São Judas Tadeu (USJT, Brasil) e coordenador nacional da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais (RBSD); e Lucía Castillo, pesquisadora do ¡DALE! e mestra em Estudos Latino-Americanos pela UNILA, com pesquisas sobre o feminismo cimarrón nos palenques colombianos. A mediação será de Bruna Macedo de Oliveira, professora do Ciclo Comum de Estudos da UNILA.

O Colóquio será finalizado no dia 27 de novembro, com a mesa 3, “Materialidades”. Participarão da atividade, Alfredo Gutiérrez Borrero, professor associado de Desenho Industrial na Universidade Jorge Tadeo Lozano (UTADEO – Sede Bogotá, Colômbia), com pesquisas relacionando o design às epistemologias do sul e ao giro decolonial; Bianca Freire-Medeiros, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), com inúmeros trabalhos sobre cultura de viagem e a favela como destino turístico; e Leo Name, professor da UNILA e líder do ¡DALE!. A mediação será de Ariane Fagundes Braga, mestra em Literatura Comparada pela UNILA e pesquisadora do ¡DALE!.

Programação:

25 de novembro
19h30: Abertura dos trabalhos, com Leo Name (líder do ¡DALE!)
19h50: Mesa 1 – “Visualidades”
- Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ, Brasil)
- Carolina Bracco (UBA, Argentina)
- Christian León (UASB, Equador)