Você está aqui: Página Inicial > Eventos > 1º Encontro Internacional sobre poesia e artes em prisões
conteúdo

1º Encontro Internacional sobre poesia e artes em prisões

publicado 21/10/2019 16h06, última modificação 21/10/2019 16h06
A partir da perspectiva do antiaprisionamento, evento visa reunir pesquisadores de diversas áreas que se dedicam à questão carcerária
Quando
30/10/2019 09h00 até 01/11/2019 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos e o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada promovem o 1º Encontro Internacional sobre Poesia e Artes em Prisões, que será de 30 de outubro a 1º de novembro, na UNILA-Jardim Universitário.

Inscrições para ouvintes, apresentadores de trabalho e monitores devem ser feitas pelo SIGEventos. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.

Sobre o evento:

Há um ciclo conhecido que faz da política de encarceramento em massa, praticada na maioria dos países do continente, um catalisador de mais violência, exclusão e medo. De uma perspectiva crítica a esta tendência e buscando brechas de atuação no ambiente de restrição de liberdade, uma série de projetos educacionais e artísticos vem se fortalecendo nos últimos anos, mobilizando a potência criativa de pessoas que, em meio ao ambiente opressivo da vigilância e das grades, vasculham entre letras e cores, entre vozes e corpos, alguns espaços de criação e ressignificação de si, possibilitando ainda que novos laços comunitários sejam tecidos dentro e fora das penitenciárias. Este encontro visa reunir pesquisadores de várias áreas que se dedicam à questão carcerária, bem como artistas e educadores que desenvolvem projetos em distintas linguagens artísticas em prisões, com o objetivo de trocar experiências e aprofundar a reflexão teórica interdisciplinar e comparatista sobre o trabalho com as artes nos presídios.